apdl Leixões terminal de granéis

APDL lança concurso para prolongamento do quebra-mar e das acessibilidades marítimas de Leixões

Marítimo Comentários fechados em APDL lança concurso para prolongamento do quebra-mar e das acessibilidades marítimas de Leixões 786
Tempo de Leitura: 1 minutos

A APDL lançou, este dia 22 de Fevereiro, o concurso público com vista ao prolongamento do quebra-mar exterior e das acessibilidades marítimas do Porto de Leixões, em Matosinhos. De acordo com o anúncio, a empreitada tem um valor de 141 milhões de euros e um prazo de execução de 30 meses.

Esta empreitada, que integra a ‘Estratégia para o Aumento da Competitividade da Rede de Portos Comerciais do Continente – Horizonte 2026’ gizada pelo Executivo, visa dotar o Porto de Leixões da capacidade morfológica para receber «navios maiores», como já havia adiantado a Ministra do Mar no passado dia 8 de Fevereiro, aquando da apresentação do projecto de reconversão do Terminal de Contentores Sul do porto nortenho.

Aos jornalistas, Ana Paula Vitorino revelou que no final do mês seriam desvendados novos investimentos (aquele apresentado a dia 8, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, ascende aos 43 milhões de euros, um investimento totalmente privado) que seriam cruciais para a recepção de navios de maiores dimensões em Leixões.

O plano estratégico de incremento da competitividade portuária projecta o aumento da eficiência do terminal de granéis sólidos e alimentares num investimento de 12 milhões de euros e a construção de um novo terminal de contentores com um custo que ronda os 170 milhões de euros.

Há outros investimentos, nomeadamente na Plataforma Logística de Leixões, prolongamento do quebra-mar ou melhoria das acessibilidades marítimas que, a juntar a estes dois, perfazem mais de 420 milhões de euros, maioritariamente privados.

Com Lusa

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com