ponte leixões porto

APDL: plano de formação para 2019 já está disponível para consulta

Marítimo Comentários fechados em APDL: plano de formação para 2019 já está disponível para consulta 801
Tempo de Leitura: 2 minutos

Já está disponível para consulta, no site da APDL, o plano de formação para 2019, que coloca particular enfoque em toda a «formação certificada a desenvolver no sector da Operação e Segurança Marítima, incluindo a marítimo-turística, nos portos de Leixões, Douro e Viana do Castelo e na Via Navegável do Douro».

Instalação de Full Mission Bridge Simulator é «determinante» para a efectividade dos treinos

Através de uma missiva, à qual a Revista Cargo acedeu, a APDL considera que para tal desígnio «é determinante a recente instalação de um Full Mission Bridge Simulator de manobra, com capacidade para ministrar treino e formação na operação com navios, rebocadores e VTS (Vessel Traffic Service)».

Com recurso a este equipamento, que poderá arrancar o seu funcionamento no segundo trimestre de 2019, «a região norte do País fica dotada de uma oferta formativa até agora inexistente e que, para além daqueles sectores, pode também abranger outros potenciais interessados, designadamente, do sector da pesca, marinha mercante, empresas de rebocadores, entre outros».

APDL adianta que estão programadas várias acções de formação e enfatiza «impacto» do plano nos portos dos PALOP

Neste contexto, avançou a administração portuária, estão já programadas as acções de formação sobre ‘Técnicas de Resgate e Sobrevivência no Mar’, ‘Operação Radar’ e ‘Técnicas de Manobra com Grandes Navios’. A APDL enfatiza ainda «o impacto que este plano tem nos portos dos PALOP, sendo várias as iniciativas de formação desenvolvidas pela APDL em vários portos internacionais, para além da participação de formandos desses portos no Centro de Formação da APDL, com destaque para os portos de Angola, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe».

Algumas destas iniciativas foram concebidas à medida, por solicitação desses portos, nomeadamente, curso de Concessões Portuárias, Gestão Portuária, entre outros. «Este é um desafio audacioso mas determinante para uma região onde a aposta no desenvolvimento do sector marítimo-portuário e turístico é fundamental para a economia local e nacional», finalizou a APDL.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com