navio APDL

APDL promove trabalhos de dragagens de sedimentos que arrancarão já em Novembro

Marítimo Comentários fechados em APDL promove trabalhos de dragagens de sedimentos que arrancarão já em Novembro 368
Tempo de Leitura: 2 minutos

A APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A. informou, através de um comunicado, que, no âmbito da Empreitada de Prolongamento do quebra-mar exterior e acessibilidades marítimas ao Porto de Leixões, terão início, no decorrer do próximo mês de Novembro, «trabalhos de dragagens de sedimentos, com recurso a draga de sucção e arrasto».

APDL: volume de materiais a dragar será de um milhão de m3 de sedimentos

APDL Portos de Leixões

No comunicado, ao qual a Revista Cargo teve acesso, a APDL diz estimar que o volume de materiais a dragar será de um milhão de metros cúbicos de sedimentos, de classe 1, que correspondem a sedimentos limpos, conforme análises previamente efectuadas e de acordo com a Portaria nº 1450/2007 de 12 de Novembro. «Tratam-se de dragados limpos, que são objeto de análise prévia, o que garante a boa qualidade dos sedimentos para alimentação das praias da orla costeira da área metropolitana do Porto», detalhou a administração portuária nortenha.

O sistema utilizado para descarga dos sedimentos dragados, dependerá das condições marítimas e do local de depósito, podendo a descarga ser efectuada pelas portas de fundo ou com recurso a canhão, conforme imagem ilustrativa em anexo. «No âmbito da política de sustentabilidade defendida pela APDL, será efectuada a deposição dos dragados recolhidos junto às praias a sul do Castelo do Queijo, repondo desta forma os sedimentos na deriva litoral», acrescentou a administração portuária que tutela os portos de Leixões e Viana do Castelo.

Recorde-se que a execução destes trabalhos é da responsabilidade do Consórcio Teixeira Duarte S.A., Dredging International NV e Tecnovia – Sociedade de Empreitadas S.A. e prevê-se que terá a duração aproximada de 2 meses.

Saiba mais sobre a visão da comunidade portuária sobre o projecto:

Prolongamento do quebra-mar é «real necessidade» para o Porto de Leixões «agarrar o futuro»

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com