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APDL vai instalar o primeiro porto seco do país, que será localizado na Guarda

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A aposta foi ontem analisada ontem durante o seminário digital ‘Porto Seco da Guarda’: a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) vai implementar o primeiro porto seco do país, no município da Guarda. «A infra-estrutura única e pioneira em Portugal, é considerada fundamental para a competitividade da região e implica um investimento de 2 milhões de euros», adiantou a entidade.

A aposta visa melhorar a «competitividade das empresas da região», captar investimentos e dar primazia à vertente intermodal nos fluxos logísticos, além de cortar custos «de armazenagem e paralisação», explicou a administração portuária. Encabeçando o projecto, a APDL vincou, em comunicado, que a instalação do terminal «traz vantagens a nível social e económico» e será um factor de «sustentabilidade económica» da área da Guarda.

APDL: terminal aporta «vantagens a nível social e económico»

«A instalação deste terminal intermodal afastado do mar, normalmente posicionado em regiões do interior, ligado a um porto marítimo por via férrea e rodoviária traz vantagens a nível social e económico: o aumento da competitividade das empresas da região; atracção do investimento; oportunidade de criação de emprego no interior; alargamento do acesso à intermodalidade, que se traduz numa poupança de 15% no inland, para além da redução de custos de armazenagem e paralisação; redução de lead time (tempos de transporte), dada a proximidade das estruturas e agilidade aduaneira, que se traduz numa maior sustentabilidade económica de toda a área envolvente ao município da Guarda», detalhou a APDL no comunicado.

O tema foi debatido ontem, no seminário ‘Porto Seco da Guarda’ (que a Revista Cargo seguiu atentamente), no qual se destacou a utilização optimizada do transporte combinado, que resulta no menor congestionamento das infra-estruturas portuárias; a redução de custos de armazenagem e de transporte; e a maior celeridade logística e aduaneira como principais benefícios da implementação de um porto seco. Destacou-se ainda a localização estratégica da cidade da Guarda como um dos pontos-fortes para a implementação de um porto seco no município. De assinalar que o nó ferroviário das duas linhas férreas importantes, da Beira Baixa e a da Linha da Beira Alta, se encontra na cidade Guarda, onde se localiza a Plataforma Logística de Iniciativa Empresarial da Guarda, que estabelece ligações directas à A23 e à A25, acrescendo que faz fronteira com Espanha.

Porto seco na Guarda trará «enormes vantagens» ao Porto de Leixões

APDL «Avançar com a criação do porto seco na Guarda vai trazer enormes vantagens para a competitividade do Porto de Leixões, uma vez que alargará o seu hinterland, ou seja, a área de influência, que representa já 6% do PIB nacional. Por outro lado, vai alavancar a competitividade das empresas importadoras e exportadoras da região, que poderão ver os seus custos com transportes e logística reduzidos», declarou Nuno Araújo, presidente da APDL. Para a escolha do local mais adequado para a construção da infra-estrutura, a administração portuária reuniu com a directora-geral da Autoridade Aduaneira, Helena Borges, a IP, AICEP, municípios e empresas, tendo a Guarda surgido como destino preferencial.

Nuno Araújo adiantou, ainda, que «a APDL já iniciou, também, a procura de outras localizações que sejam também elas favoráveis à construção de outros portos secos em regiões distintas». Recorde-se que o seminário contou com a participação do presidente da Câmara Municipal da Guarda, Carlos Chaves Monteiro; do presidente da APDL, Nuno Araújo; do Vice-Presidente da IP Infra-estruturas de Portugal, Carlos Fernandes; do director geral da YILPORT Leixões, Nuno David Silva; do administrador do Terminal de Carga Geral e Granéis de Leixões, Urbano Gomes, tendo sido encerrado por Rui Branco em representação do Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Hugo Santos Mendes.

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