Porto Figueira da Foz

APFF aprovou «processos essenciais» para o crescimento do Porto da Figueira da Foz

Marítimo Comentários fechados em APFF aprovou «processos essenciais» para o crescimento do Porto da Figueira da Foz 734
Tempo de Leitura: 2 minutos

Ontem (30 de Outubro) o Porto da Figueira da Foz comemorou 52 anos desde a inauguração dos primeiros molhes da infra-estrutura portuária. Em pleno ‘Dia do Porto da Figueira da Foz’, o Conselho de Administração da APFF revelou que foram aprovados «vários processos essenciais e imprescindíveis» ao desenvolvimento do porto.

‘Dia do Porto’ serviu de mote para a APFF «aprovar vários processos imprescindíveis» para o Porto da Figueira da Foz

Mais de meio século após a inauguração dos primeiros molhes, o Porto da Figueira da Foz prossegue a sua senda de desenvolvimento: uma etapa gradual que nem a tempestade ‘Leslie’ estagnará. «Tendo em vista um projecto futuro de desenvolvimento e incremento do Porto da Figueira da Foz», a APFF reuniu-se para «aprovar vários processos essenciais e imprescindíveis aos desígnios de melhoria, crescimento e valorização desta estrutura portuária destinados às diferentes vertentes comercial, piscatória e recreativa», adiantou a administração.

Projecto de aprofundamento do Porto da Figueira da Foz com adjudicação aprovada

Detalhou a APFF que «foi aprovada a adjudicação do ‘Projecto do Aprofundamento do Porto da Figueira da Foz’», que inclui o Estudo de Impacte Ambiental, pela quantia de 250 mil euros, com o prazo de concretização de 160 dias. O projecto, explica a administração, «resulta da resolução do Conselho de Ministros n.º 175/2017, de 24 de Novembro, onde foi aprovado o Investimento para a ‘Melhoria das Acessibilidades Marítimas e Infra-estruturas no Porto da Figueira da Foz’», avaliado em cerca de 16 milhões de euros.

Em simultâneo, foi igualmente lançado o concurso de Obra de um novo Edifício Polivalente a construir no Cais Comercial, que, explica a APFF, agregará «todas as principias entidades e operadores portuários de forma a permitir a demolição de estruturas obsoletas, o que irá melhorar toda a movimentação portuária no futuro». O projecto tem um orçamento de 1 milhão de euros e um prazo de construção de 270 dias.

Lançado o concurso para adjudicação do ‘Estudo de Mercado e Avaliação Estratégica’  do porto

O «Dia do Porto da Figueira da Foz’ marcou ainda o lançamento do concurso com vista à adjudicação do ‘Estudo de Mercado e Avaliação Estratégica’ deste Porto, no montante de 75 mil euros e um prazo de 180 dias. Esta decisão, inserida ‘Projecto Transfronteiriço entre Portugal-Espanha (2014-2020): Rede Cidades do Norte e Centro de Portugal e Castela e Leão/Espanha para promoção de rede de transportes e logística destas Regiões’, privilegia «uma leitura de futuro» tendo em conta a importância «de uma visão planeada e estruturante» do porto.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com