
Aposta ferroviária beneficia Porto de Setúbal em 50% do custo de transporte até à fronteira
Marítimo 10 Agosto, 2021 Comentários fechados em Aposta ferroviária beneficia Porto de Setúbal em 50% do custo de transporte até à fronteira 483A aposta estratégica e estrutural nas potencialidades do Porto de Setúbal, plasmada recentemente na parceria entre a APSS e a Infraestruturas de Portugal (IP), e que visa a melhoria dos acessos ferroviários ‘Linha do Sul – Modernização das infraestruturas e eliminação de constrangimentos na ligação ferroviária ao Porto de Setúbal e Praias – Sado’ beneficiará o porto no custo do transporte até à fronteira espanhola, vincou Carlos Fernandes.
Porto de Setúbal terá maiores trunfos de competitividade
Na cerimónia de assinatura do acordo da passada Segunda-feira, Carlos Fernandes, Vice-Presidente da IP, enfatizou a relação custo-benefício do projecto, que irá dotar a rede ferroviária com infra-estruturas para «composições de 750 metros, permitindo que comboios eléctricos saiam da zona de carga do Porto de Setúbal para rede ferroviária nacional». O responsável salientou ainda o benefício para o Porto de Setúbal «em 50% do custo de transporte entre o porto e a fronteira espanhola, com redução do percurso em 150 quilómetros e menos uma 1,30 horas nessa ligação».
Tal como a Revista Cargo noticiou no passado dia 6 de Agosto, este passo, materializado na parceria entre a administração portuária e a IP, visa dar seguimento à parceria entre as duas entidades e reforçará a importância deste modo de transporte nas cadeias logísticas intermodais que utilizam o Porto de Setúbal. O projecto de melhoria dos acessos ferroviários à zona do porto, implica intervenções de melhoria operacional da ligação ferroviária aos terminais e tem como objectivo maximizar a operacionalidade das infra-estruturas e a electrificação das linhas até ao interior dos terminais.
Tal permitirá o aumento da capacidade de recepção e do tamanho dos comboios de e para o porto, com redução dos custos de operação, redução de manobras, reforço da segurança da circulação ferroviária e consequente diminuição do tráfego rodoviário e do impacto ambiental. O projecto dá continuidade à estratégia de modernização do porto sadino, cujos principais investimentos consistiram na Melhoria das Acessibilidades Marítimas e na implementação da JUL – Janela Única Logística permitindo consolidar e alargar o hinterland do Porto de Setúbal a Espanha.