Ministro das Infra-estruturas

Apresentação do Plano Estratégico do Porto de Sines contará com Ministro das Infra-estruturas

Marítimo Comentários fechados em Apresentação do Plano Estratégico do Porto de Sines contará com Ministro das Infra-estruturas 466
Tempo de Leitura: 2 minutos

Realizar-se-á, no próximo dia 16 de Setembro (Quarta-feira) a apresentação do Plano Estratégico do Porto de Sines, infra-estrutura portuária líder da movimentação de cargas no panorama nacional. O evento contará com a presença de Pedro Nuno Santos, Ministro das Infra-estruturas e Habitação.

Apresentação do plano estratégico ocorre dia 16 de Setembro

Pedro Nuno Santos, presidirá à Sessão Pública de Apresentação do Plano Estratégico do Porto de Sines, que arrancará pelas 10:30 horas, adiantou ontem a ‘Rádio Sines’. Entre os vectores estratégicos do porto alentejano estão os desafios da descarbonização, da aposta contínua na digitalização e do reforço do papel de hub de transhipment de cargas no contexto internacional. Tendo já ocupado o top-15 no ranking dos portos europeus que mais carga contentorizada processam, Sines buscará implementar estratégias de crescimento que permitam, a longo prazo, o regresso a esse patamar.

Recorde-se que o Porto de Sines encontra-se em fase de expansão infra-estrutural: na calha está a ampliação do Terminal XXI (de contentores, gerido pela concessionária PSA Sines) e também a construção de um segundo terminal destinado a carga contentorizada, apelidado de Terminal Vasco da Gama. Este ímpeto expansionista do porto tem despoletado interesses forasteiros múltiplos, apostados em investir na infra-estrutura portuária: no lote de interessados estão os Estados Unidos da América (EUA), um interesse que ficou patente durante a visita de Dan Brouillette ao porto luso.

Interesse internacional: Sines na mira do investimento forasteiro

Em Fevereiro, o Secretário de Estado da Energia dos EUA visitou o Porto de Sines, confirmando o «interesse americano» nas potencialidades da infra-estrutura portuguesa. «Existe interesse americano aqui, interesse americano em investir neste porto em particular», comentou, aos microfones da Revista Cargo, Dan Brouillette, elogiando o posicionamento geoestratégico de Sines no âmbito do transhipment de gás natural liquefeito (GNL) e encarando a plataforma como uma potencial «porta de entrada» do produto exportado pelos EUA na Europa.

«Pensamos que este porto em particular serve como porta de entrada para a Europa; não apenas no que toca ao gás americano, mas a todo o gás que circula no Oceano Atlântico. Estamos entusiasmados por ver os desenvolvimentos aqui, muito entusiasmados com o potencial da infra-estrutura aqui construída», declarou o Secretário de Estado da Energia dos EUA aquando da visita – leia toda a reportagem do evento aqui.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com