Apresentação plano arranque JUL Sines

Apresentação do plano final de arranque da JUL no Porto de Sines ocorreu no passado dia 18

Marítimo Comentários fechados em Apresentação do plano final de arranque da JUL no Porto de Sines ocorreu no passado dia 18 478
Tempo de Leitura: 2 minutos

Na passada Sexta-feira (dia 18 de Setembro) decorreu a apresentação do plano final de arranque da Janela Única Logística (JUL) no Porto de Sines.

Janela Única Logística JULAssim se concluiu o Piloto II deste projecto. O arranque dos trabalhos e as boas vindas esteve a cargo de Fernanda Albino, Administradora da APS, tendo tomado de seguida a palavra José Simão, Director-Geral da Direcção-Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), que apresentou o enquadramento e desafios do PILOTO II da JUL e o ponto de situação deste projecto nacional.

O plano de transição no Porto de Sines contou com apresentação de Cláudio Pinto (que lidera o departamento de Gestão de Sistemas de Informação da APS), cujo documento se encontra disponível em suporte electrónico, seguindo-se o período de perguntas e respostas. O projecto nacional, recorde-se, envolve a DGRM, todas as Administrações Portuárias, as várias Autoridades que actuam nos portos e os operadores económicos. A Janela Única Logística já está instalada nos portos do Funchal, Caniçal, Porto Santo, Faro, Portimão, Figueira da Foz e Aveiro. Entrou agora na parte final de arranque o Porto de Sines, seguindo-se os restantes portos nacionais.

A fase inicial do arranque da JUL dar-se-á «em paralelo entre os dois sistemas JUP II- JUL» tendo em vista «uma transição sólida e segura», explica o documento apresentado no dia 18, ao qual a Revista Cargo teve acesso. Nesta fase, as escalas em operação, continuarão a ser tratadas na JUP II e automaticamente transpostas para a JUL, «através de sincronismos automáticos», detalha o documento. Durante esta fase haverá uma «dupla validação diária de todos os processos vitais ao bom funcionamento do porto e dos seus parceiros».

Gradualmente, os processos serão desligados da JUP II e garantidos 100% na JUL, que se pretende que seja durante «um curto período de tempo».

JUL Piloto

Imagem: Plano de entrada em PRD JUL II Piloto APS

Saiba mais sobre o projecto em https://www.projeto-jul.pt/

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com