Terminal XXI Sines greve

APS: Expansão do Terminal XXI permitirá «atracação simultânea de 4 porta-contentores de última geração»

MarítimoComentários fechados em APS: Expansão do Terminal XXI permitirá «atracação simultânea de 4 porta-contentores de última geração»488
Tempo de Leitura: 1 minutos

Através de um comunicado emitido esta tarde, a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) saudou a decisão do Governo, aprovada hoje, em reunião do Conselho de Ministros, sobre os diplomas que estabelecem as bases da concessão do novo Terminal Vasco da Gama e a ampliação do actual Terminal XXI. Os projectos são tidos como fulcrais para a continuidade da evolução do Porto de Sines.

A decisão, tomada após reunião de Conselho de Ministros, está em total sintonia com o trilhar de um caminho de aumento da capacidade no segmento da carga contentorizada do no porto alentejano, dando resposta «à procura existente» e «concretizando um dos pontos fundamentais da Estratégia para o Aumento da Competitividade da Rede de Portos Comerciais do Continente – Horizonte 2026», assinalou a APS.

Tal como a Revista Cargo adiantou durante a manhã, a expansão do Terminal XXI conta com um investimento global de 547 milhões de euros, totalmente privado, a concretizar pela concessionária, a PSA Sines – este investimento inclui a expansão do cais de acostagem e respectivos equipamentos de movimentação e a manutenção e renovação de equipamentos já instalados nas fases anteriores, ao longo de toda a concessão.

Assim, será possível a ampliação da área de armazenagem dos actuais 42 hectares para 60 hectares, assim como ao aumento da capacidade dos actuais 2,3 milhões de TEU para 4,1 milhões. «Este investimento vai permitir ainda a atracação simultânea de quatro navios porta-contentores de última geração, assim como a criação de 900 postos de trabalho», revelou a APS.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
ptPortuguês
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com