APSS faz ponto de situação sobre intervenções de melhoria das acessibilidades marítimas em Setúbal

Marítimo Comentários fechados em APSS faz ponto de situação sobre intervenções de melhoria das acessibilidades marítimas em Setúbal 443
Tempo de Leitura: 2 minutos

A APSS veio hoje a terreiro fazer o ponto de situação do desenrolar das intervenções que integram o Projecto de Melhoria da Acessibilidades Marítimas ao Porto de Setúbal – um dossier que a Revista Cargo tem seguido ao detalhe.

Porto de Setúbal elencou intervenções no âmbito da melhoria das acessibilidades marítimas

A administração portuária adiantou que se encontra a decorrer «um conjunto de intervenções» que cumprem «integralmente o disposto na autorização emitida pela APA- Agência Portuguesa do Ambiente – recebida na APSS em 13/03/2019». Estas intervenções contemplam diversas áreas de actuação.

A decorrer estão, informou então a APSS, a «preparação do local que servirá de apoio a todas as operações; a remoção de um afloramento arenítico, junto ao terminal de contentores e o transporte da pedra para a construção da estrutura de contenção do aterro que irá ser realizado na zona adjacente ao Terminal Ro-Ro».

Afloramento granítico tido como «perigo à navegação»

A eliminação do afloramento arenítico (comummente designado por Bico da Parvoíça), explica a APSS, «foi prevista no projecto de execução e no Estudo de Impacte Ambiental (EIA), tendo este sido objecto de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA) e de Declaração de Impacte Ambiental (DIA) favorável, sem qualquer observação por parte da Comissão de Avaliação, quer no processo de AIA quer na DIA», pode ler-se na nota à imprensa.

Este afloramento granítico, lembra a administração do porto, foi, ao longo dos anos, «assinalado nas cartas de navegação como de «perigo à navegação», uma vez que as cotas médias neste troço do canal são de -14,00 m (ZH) e este afloramento no seu extremo superior tem a cota de -12,00 metros (ZH), sendo susceptível de pôr em risco a segurança das embarcações».

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com