
Armadores valencianos pedem célere construção do Corredor do Mediterrâneo
Marítimo 12 Julho, 2019 Comentários fechados em Armadores valencianos pedem célere construção do Corredor do Mediterrâneo 531O porto de Valência pretende permanecer na liderança da movimentação de contentores em Espanha e no Mediterrâneo, depois de, em 2018, ter superado a fasquia dos 5 milhões de TEU. Para tal, a associação Asociación Ravinara Valenciana (ANV) instou o Governo espanhol a acelerar projectos como a construção do acesso norte e do Corredor do Mediterrâneo, sem esquecer a melhoria da ligação ferroviária entre Sagunto e Saragoça.
Boluda Lines considera Corredor do Mediterrâneo «vital»
De acordo com a imprensa espanhola, estes projectos foram alguns dos aspectos destacados durante a Assembleia Geral Ordinária da ANV, que reuniu quarenta empresas associadas ligadas ao sector marítimo-portuário. Durante a sessão, o presidente da autoridade portuária valenciana,
Aurelio Martínez, explicou que as decisões que estão a ser adoptadas vão ao encontro do desejo de melhorar a área portuária e a própria cidade.
Um dos grandes destaques foi para a intervenção da empresa Boluda Lines – a companhia marítima espanhola frisou que o Corredor do Mediterrâneo é «uma infra-estrutura vital» para o crescimento económico da instalação portuária, da Comunidade Valenciana e de todo o país. A empresa também colocou a tónica na urgência da construção do acesso, considerando-o «a chave para o futuro desenvolvimento do porto».
Estas pretensões vão ao encontro dos objectivos fixados pelo Executivo espanhol: recorde-se que o Secretário de Estado das Infra-estruturas de Espanha, Pedro Saura, veio a terreiro, no passado mês de Maio, constatar que o Corredor do Mediterrâneo trata-se de uma «peça fundamental para o sucesso da estratégia de mobilidade segura e sustentável» do Governo espanhol.