Arranca esta Quarta-feira a paralisação do SEAL no Porto da Praia da Vitória

Marítimo Comentários fechados em Arranca esta Quarta-feira a paralisação do SEAL no Porto da Praia da Vitória 358
Tempo de Leitura: 2 minutos

Arrancou hoje, dia 16 de Janeiro, a greve no Porto da Praia da Vitória, decretada pelo SEAL. Esta paralisação irá decorrer até dia 1 de Julho e abrangerá todos os trabalhadores efectivos ou com vínculo de contratação de duração limitada. Em causa, alega o SEAL, está a liberdade de filiação sindical no porto açoriano.

Dois acordos de paz num espaço de um mês: primeiro o Porto de Setúbal, depois o Caniçal

Esta paralisação abrangia também o Porto do Caniçal, na Madeira, mas o acordo obtido entre o sindicato e o Grupo Sousa (oportunamente noticiada pela Revista Cargo) fez cair essa eventualidade. Foi no passado dia 12 de Janeiro que ambas as partes atingiram um entendimento, evitando a paralisação no porto madeirense. Tratou-se do segundo acordo de paz sócio-laboral firmado em curto espaço de tempo nos portos portugueses.

Recorde-se que no passado dia 14 de Dezembro, o SEAL, a Operestiva e a Setulsete assinaram, nas instalações do Ministério do Mar, um acordo de paz para o Porto de Setúbal, colocando termo a 39 dias de paralisação. À data, António Mariano, líder do SEAL, elogiou a mediação escolhida pela Ministra do Mar e caracterizou o acordo de «equilibrado», como a nossa publicação reportou ao minuto, durante o acompanhamento da assinatura.

Acordo para o Caniçal «garante a distribuição equitativa do trabalho entre todos os estivadores», diz o SEAL

À data do acordo para o Porto do Caniçal, o sindicato afirmou que a sua consumação «garante a distribuição equitativa do trabalho entre todos os estivadores profissionais, sem discriminação da sua filiação sindical, e abre caminho para que o porto do Caniçal comece finalmente a trabalhar dentro da mais completa legalidade e normalidade».

Author

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com