Associação de Portos Britânicos reagiu com satisfação e cautela ao acordo do ‘Brexit’

MarítimoComentários fechados em Associação de Portos Britânicos reagiu com satisfação e cautela ao acordo do ‘Brexit’280
Tempo de Leitura: 1 minutos

A Associação de Portos Britânicos (sigla BPA) recebeu com agrado as notícias de que um acordo para a concretização do Brexit foi hoje firmado entre o Reino Unido e a União Europeia – recorde-se que o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, já caracterizou o pacto como um «óptimo acordo», ao passo que Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia, falou em um acordo «justo e equilibrado».

Sob os parâmetros do novo acordo, a Irlanda do Norte permanecerá parte do território aduaneiro do Reino Unido, mas também será um ponto de entrada na zona alfandegária da União Europeia. «Congratulamo-nos cautelosamente com as notícias de um acordo de Brexit, embora ainda existam algumas questões fundamentais para os portos da Grã-Bretanha e da Irlanda gerirem», comentou Richard Ballantyne, CEO da associação.

Hard Brexit seria sempre algo «inaceitável», frisou a associação

«Nós sempre advertimos repetidamente para o facto de que um Brexit sem acordo seria algo inaceitável; agora esperamos um processo mais ordenado e reiteramos nossa visão de que um relacionamento futuro deve ter como prioridade o fluxo de comércio nas nossas fronteiras», vincou Richard Ballantyne, enfatizando também «o comércio entre a ilha da Irlanda e a Grã-Bretanha», tido como «importante».

O acordo espera ainda ratificação pelos líderes e legisladores europeus antes do prazo final (fixado para 31 de Outubro). Embora o Reino Unido e a União Europeia finalmente tenham alcançado este acordo, a sua ratificação no parlamento britânico ainda não é certa, já que o Partido Sindicalista Democrático da Irlanda do Norte (sigla UDP) se recusou, desde o arranque, a apoiá-lo.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
ptPortuguês
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com