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Associações Europeias de Transporte Rodoviários apelam a acordo pós-Brexit

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A ANTRAM – Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias e mais 32 associações empresariais europeias, sob a égide da IRU –World Road Transport Organisation, vieram a terreiro deixar um apelo aos negociadores da União Europeia (UE) e do Reino Unido para que cheguem a um acordo pós período de transição do Brexit, para o bem de todos os operadores económicos e da economia.

Associações Europeias apelam à protecção da circulação de pesados UE-Reino Unido

Numa carta dirigida a Michel Barnier e a David Frost, coordenada pela IRU, os signatários da carta – um deles a ANTRAM – apelaram a ambas as partes para que atinjam um acordo capaz de proteger a circulação de veículos pesados de mercadorias entre a UE e Reino Unido, de forma a garantir que o trânsito entre e nos seus respectivos territórios aconteça sem introdução de licenças especiais de circulação e o recurso a sistemas de cotas.

«Um acordo de comércio livre entre as duas partes protegeria a cadeia de abastecimento e apoiaria as economias em toda a UE, estimando-se que anualmente mais de 2,3 milhões de camiões viajam de e para o Reino Unido e a União Europeia», vincou a ANTRAM em comunicado, lembrando que o transporte rodoviário de mercadorias «sofreu um forte impacto durante a pandemia por COVID-19, com uma perda anual de receita para as empresas do sector de âmbito internacional na ordem dos € 64 biliões». Em caso de Hard Brexit, os prejuízos terão uma «dimensão gravíssima».

«Caso não seja possível alcançar um acordo entre o Reino Unido e a União Europeia no final do ano, prejuízos adicionais,com uma dimensão gravíssima, serão esperados para as empresas, o que deveria ser evitado a todo o custo», alerta a associação. «Sem um acordo de livre comércio, os operadores europeus e do Reino Unido irão deparar-se com regimes nacionais diversos e fragmentados o que levará consequentemente, a um aumento de custos, tempos de viagem mais morosos e possíveis interrupções na cadeia de abastecimento», constata a ANTRAM.

ANTRAM: É «essencial» obtenção de acordo que «acautele interesses» de todos

«A ANTRAM considera essencial que seja celebrado um acordo, que acautele os interesses de todas as partes envolvidas e que o mesmo seja norteado pela máxima transparência quanto aos termos da sua futura operacionalidade,de maneira a que as empresas do sector tenham tempo suficiente para se adaptarem à nova realidade, minimizando os potenciais efeitos adversos que qualquer mudança possa implicar», rematou a associação.

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