Auchan Trax robot

Auchan e Trax unem-se para testar robot autónomo: projecto pioneiro decorre em Alfragide

Empresas, Logística Comentários fechados em Auchan e Trax unem-se para testar robot autónomo: projecto pioneiro decorre em Alfragide 325
Tempo de Leitura: 2 minutos

A Auchan Retail Portugal e a empresa tecnológica Trax estão a testar um robot autónomo para identificar rupturas de stock e detectar problemas com a etiquetagem de preços dos produtos nas prateleiras. Trata-se de mais um passo rumo ao paradigma logístico 4.0.

Auchan Trax robot

Este robot, pioneiro em Portugal e exclusivo da Auchan, já está em fase piloto e pode ser visto em acção nos corredores da loja de Alfragide, adiantou a companhia, através de um comunicado. Este é o fruto inicial de uma parceria entre as duas empresas que visa implementar um conjunto de soluções autónomas de monitorização on-line das lojas, que visam melhorar o serviço ao cliente e aumentar a produtividade nos pontos de venda da marca.

O TASC – Tecnologia ao Serviço do Cliente – foi desenvolvido em colaboração com a empresa alemã de robótica MetraLabs e é o segundo robot deste tipo na Europa. Três vezes por dia, enquanto passeia de forma livre e autónoma pelos corredores do hipermercado, o robot recolhe informação, convertida em relatórios com métricas através da visão computacional e tecnologia de IoT (Internet of Things), que é transmitida em tempo real às equipas de loja, para que estas possam agir de forma rápida e eficiente, repondo produtos, colocando etiquetas de preço em falta e ajustando o espaço de prateleira de cada artigo, de acordo com o ritmo de consumo específico daquele espaço.

Mas as possibilidades de aplicação deste sistema não se limitam a estas tarefas. Numa segunda fase piloto, a Auchan quer utilizar o robot para mapear a loja, facilitar a recolha de produtos para encomendas online e até fornecer um mapa interactivo ao cliente com a localização de cada artigo na loja. O objectivo é que, em 2021, este projecto seja estendido a 34 lojas da Auchan.

«A inovação, através da procura de estratégias digitais focadas nas pessoas e na melhoria serviço ao cliente é uma das grandes apostas da Auchan. Com a introdução de robots autónomos, a marca pretende melhorar a produtividade nas lojas e optimizar a cadeia de abastecimento, libertando os colaboradores para se focarem a cem por cento na missão de proporcionar uma melhor experiência ao cliente», salientou ainda a marca.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com