ferrovia aumento

Aumento forte na procura por serviços ferroviários na conexão China-Europa, no pós-Suez

MarítimoComentários fechados em Aumento forte na procura por serviços ferroviários na conexão China-Europa, no pós-Suez131
Tempo de Leitura: 2 minutos

Os transitários chineses estão a relatar um aumento repentino na procura por frete ferroviário na Rota da Seda, após o incidente do ‘Ever Given’.

De acordo com dados avançados por Marco Reichel, director de Desenvolvimento de Negócios da APAC da Crane Worldwide Logistics, à publicação ‘The Loadstar‘, o espaço nos comboios China-Europa já era apertado antes do bloqueio do Canal do Suez, que durou uma semana. Depois do incidente e do congestionamento na passagem marítima, essa procura sentiu um aumento forte.

Aumento repentino pode trazer problemas acrescidos

«Já tínhamos espaço limitado no final de Março e durante todo o mês de Abril, e agora esperamos que a capacidade fique quase esgotada até Maio», revelou Marco Reichel. «À medida que a procura aumenta, esperamos ver consequentes aumentos nas taxas», acrescentou o responsável. De facto, a escassa capacidade aérea e marítima ajudou ao significativo incremento dos volumes ferroviários China-Europa durante o duro ano de 2020.

Assim, em 2020 registou-se, em termos de volumes movimentados, um aumento de 56%, para 1,14 milhão de TEU; e em Janeiro e Fevereiro do presente ano, os volumes ferroviários neste circuito China-Europa subiram 96% face ao período homólogo de 2020, com volumes de 209.000 TEU. As restrições de capacidade levaram também «muitos clientes a procurar alternativas, como o frete rodoviário da China para a Europa», disse.

Recorde-se que o navio porta-contentores ‘Ever Given’, de 20 mil TEU, ficou encalhado no Canal do Suez na última semana de Março, causando um congestionamento de cerca de 400 navios. O problema – que rapidamente se tornou num entrave ao comércio mundial – foi resolvido através da acção de vários rebocadores, dragagens e escavações. No entanto, os efeitos negativos poderão denotar-se durante vários meses.

Saber mais sobre as repercussões do incidente no Canal do Suez:

Maersk alerta: «efeitos em cascata» do bloqueio do Canal do Suez serão «significativos»

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
ptPortuguês
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com