Governo planeia estipular descontos em portagens do interior entre os 40% e os 55%

Terrestre Comentários fechados em Governo planeia estipular descontos em portagens do interior entre os 40% e os 55% 244
Tempo de Leitura: 2 minutos

Segundo adiantaram os generalistas ‘Jornal de Notícias‘ e o ‘Público‘, o Executivo planeia estipular descontos progressivos que beneficiem os utilizadores mais assíduos das auto-estradas do interior, no caso dos ligeiros, e em período nocturno, no caso dos pesados, fomentando, assim, um comportamento tido como dinamizador do tráfego de pessoas e mercadorias no interior do país.

Os descontos nas portagens localizadas no interior como método de consolidar a coesão territorial serão levados a cabo pelo Governo de forma progressiva, tendo como grande meta privilegiar a quantidade, ou seja, quem vive e trabalha de facto em tais regiões, no caso dos veículos ligeiros, e de forma a incentivar a utilização da via pelos pesados nas horas nocturnas. A medida será levada a Conselho de Ministros pela ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, mas ainda não estará em discussão esta Quinta-feira, esclarece o ‘Público’.

scania camiões antram pacoteO Governo planeia estipular descontos que, no caso dos veículos ligeiros, das classes 1 e 2, podem chegar ao patamar dos 40%. No que toca aos veículos pesados (sejam eles de passageiros ou de mercadorias), o desconto pode chegar a um máximo de 55% (caso da circulação for levada a cabo em período nocturno). O ‘Jornal de Notícias’ adiantou que a amplitude do desconto dependerá directamente da frequência da utilização da via.

Como se processará, então, o método progressivo? Nos primeiros seis dias de utilização da auto-estrada, o condutor de veículos da classe 1 e 2 pagará o valor total da tarifa de portagem. A partir do sétimo dia, até ao décimo quinto, beneficiará de um desconto de 20%. A partir do 16º dia, o desconto ascende para 40%. No final dom mês, segundo as contas já feitas pelo JN, o valor médio do desconto será de 20%.

O sistema de cobrança de portagens aos veículos pesados de mercadorias sofrerá mudanças: serão anuladas as quatro portarias anteriores. Tanto para os passageiros como para as mercadorias, os descontos serão os mesmos: 35% de desconto nas viagens efectuadas durante o dia, e 55% de desconto para as viagens efectuadas à noite. O intento é o de «beneficiar, de facto, quem vive e quem está no território», afiançou recentemente Ana Abrunhosa em declarações à Rádio Renascença.

Author

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com