VOLVO FH16_1

Auto Sueco lança no mercado português a nova geração de camiões Volvo Trucks

Terrestre, Veículos Comentários fechados em Auto Sueco lança no mercado português a nova geração de camiões Volvo Trucks 505
Tempo de Leitura: 6 minutos

A Auto Sueco, do Grupo Nors apresentou, no mercado luso, quatro novos camiões Volvo Trucks fortemente focados no ambiente do motorista, na segurança e na produtividade. A sessão, ocorrida esta manhã (dia 19) em São João da Talha, lançou, em território português, os modelos de pesados (Volvo FH, FH16, FM e FMX) que a pandemia havia adiado, em 2020. Os camiões pesados representam dois terços das entregas da Volvo Trucks.

Novos modelos Volvo focados na eficiência e segurança

VOLVO FH16_2A marca concentrou-se no desenvolvimento de novos camiões para os tornar «mais seguros, eficientes e atractivos» para motoristas qualificados, antecipando um aumento crescente da procura de transportes, que coloca pressão na disponibilidade de motoristas qualificados – a escassez deste tipo de recurso humano (vital) tem sido notória em todo o mundo. Na Europa, por exemplo, as estimativas mostram que cerca de 20% de todos os postos de trabalho de motoristas estão vagos. «Os motoristas que conduzem um camião de forma segura e eficiente são um ativo inestimável para qualquer empresa de transportes», comentou, a propósito deste tema, Roger Alm, Presidente da Volvo Trucks.

«Os nossos novos camiões ajudarão os motoristas a trabalhar de forma ainda mais segura e produtiva e darão aos nossos clientes argumentos mais fortes ao competir para atrair os melhores motoristas», acrescentou Roger Alm, citado por um comunicado no qual se assinalou o lançamento destes quatro modelos no mercado nacional. Os vários modelos de camiões da gama Volvo Trucks, apresentados em São João da Talha (nas instalações da Auto Sueco) estão disponíveis com muitos modelos de cabinas diferentes e podem ser optimizados para uma vasta gama de aplicações.

Nos camiões de longo curso, a cabina é muitas vezes a segunda casa do motorista. Em camiões de transporte regional, a cabina serve normalmente como escritório móvel, enquanto no sector da construção os camiões são ferramentas de trabalho robustas e práticas. Assim, visibilidade, conforto, ergonomia, nível de ruído, capacidade de manobra e segurança foram «fundamentais ao desenvolver todos os novos modelos de camião», vincou a marca. O exterior do camião também foi melhorado para reflectir as propriedades dos novos camiões e criar um design global atractivo.

Nova cabina: mais espaço e visibilidade melhorada

VOLVO FMXA Revista Cargo marcou presença na cerimónia de lançamento da Auto Sueco e da Volvo Trucks e pôde testemunhar ao vivo as características dos novos modelos: Volvo FM e Volvo FMX têm uma cabina totalmente nova, bem como muitas das mesmas funções do display de instrumentos dos seus homólogos Volvo maiores. O volume interior foi aumentado até um metro cúbico, proporcionando maior conforto e mais espaço de trabalho. A visibilidade é agora ainda melhor devido a janelas maiores, uma linha de porta rebaixada e novos espelhos.

O volante está equipado com uma função de ajuste da coluna de direcção que permite um maior ajustamento individual da posição de condução. A cama inferior da cabina longa está posicionada mais acima do que anteriormente, proporcionando maior conforto e criando espaço adicional para arrumos por baixo. A cabina curta tem um novo compartimento para arrumos de 40 litros com iluminação interior na parede traseira. O conforto da cabina é ainda melhorado através de um isolamento reforçado que ajuda a afastar o frio, calor e ruído, enquanto uma unidade climática controlada por sensores com um filtro de carbono promove uma boa qualidade do ar em todas as condições.

Todos os modelos equipados com uma nova interface de motorista

A área do motorista tem agora uma interface completamente nova para informações e comunicações, com o objectivo de facilitar a visualização e gestão de diferentes funções, criando menos stress e distracção. O display de instrumentos é totalmente digital, com um ecrã de 12 polegadas que facilita ao motorista a escolha das informações necessárias em qualquer altura. Ao alcance fácil do motorista, existe um display lateral suplementar de 9 polegadas disponível para Info-entretenimento, navegação, informações de transporte e monitorização das câmaras. As funções podem ser controladas através de botões no volante, controlo por voz ou através do ecrã táctil e do painel de controlo do display.

Sistemas de segurança melhorados para ajudar a evitar acidentes

No Volvo FH e Volvo FH16 a segurança foi melhorada com funções como máximos adaptativos. O sistema aumenta a segurança para todos os utentes da estrada ao desactivar segmentos selecionados dos máximos LED quando o camião se aproxima do tráfego em sentido contrário ou de outro veículo por trás. A condução também é facilitada por um Cruise Control Adaptativo (ACC) melhorado para velocidades até 0 km/h e Cruise Control em descida que activa os travões das rodas quando é necessária força de travagem adicional para manter uma velocidade constante em descida.

O sistema de travagem controlado electronicamente (EBS) é agora equipado de série no novo camião. A Direcção Dinâmica Volvo, com os sistemas de segurança Auxílio à Manutenção na Faixa de Rodagem e Assistência à Estabilidade, também está disponível como opção. Um sistema de reconhecimento de sinalização rodoviária detecta sinais de trânsito, como restrições de ultrapassagem, tipo de estrada e limites de velocidade, apresentando-os no display de instrumentos. A visibilidade pode ser melhorada adicionando uma câmara de canto do passageiro que permite uma visão complementar da parte lateral do camião no display lateral.

Volvo aposta em motores eficientes e linhas motrizes alternativas

O ambiente e a economia são factores importantes para as empresas de transportes. Como não existirá uma fonte de energia única que resolva todos os problemas relacionados com alterações climáticas, e uma vez que diferentes segmentos e serviços de transporte exigirão uma variedade de soluções, continuarão a coexistir vários tipos de linhas motrizes num futuro previsível.

VOLVO FHO Volvo FH e o Volvo FM estão também disponíveis com motor GNL movido a gás Euro 6, que proporciona eficiência de combustível e desempenho ao nível dos camiões a diesel equivalentes da Volvo, mas com um impacto ambiental muito menor. O motor a gás pode funcionar com biogás, que reduz o CO2 até 100%, ou com gás natural, que reduz as emissões de CO2 até 20% quando comparado com camiões a diesel equivalentes da Volvo. Isso está relacionado com as emissões do veículo durante a utilização.

O novo Volvo FH também pode ser personalizado com um novo e eficiente motor diesel Euro 6, incluído no pack I-Save, que permite poupanças significativas de combustível e CO2. Em operações de longo curso, por exemplo, o novo Volvo FH com I-Save combina o novo motor D13TC com um pack de funcionalidades e pode conseguir poupanças até 10%*.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com