Autoeuropa reactiva ligação ferroviária para veículos com o Porto de Setúbal

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A Volkswagen Autoeuropa activou, esta Sexta-feira, o comboio para o transporte dos modelos produzidos para o Porto de Setúbal. A solução, vincou, permitirá poupar 400 toneladas de CO2 por ano, o que representa menos 80% de emissões de CO2 em comparação com o transporte por camião.

Em 2020, 68% da produção da fábrica será transportada por via ferroviária

A reactivação da ferrovia será feita em duas fases, esclareceu a Volkswagen Autoeuropa através de um comunicado. Durante a primeira (Agosto a Dezembro de 2019), uma composição fará o transporte diário de 250 carros, retirando assim 32 viagens de camiões do já congestionado percurso rodoviário para o Porto de Setúbal. Em 2020 prevê-se um aumento para duas composições (500 unidades/dia), «o que significa que 68% do volume de produção da fábrica de Palmela será transportado por via ferroviária, com o restante a ser efectuado por transporte rodoviário».

Ferrovia: um trunfo para uma maior sustentabilidade

Segundo Rui Baptista, director da área de Logística da Volkswagen Autoeuropa, o transporte ferroviário é a aposta certa na hora certa: «A ferrovia tem um impacto no ambiente substancialmente menor do que a rodovia e a médio prazo é financeiramente mais competitiva. O futuro da logística terá de ser cada vez mais sustentável, e não tenho dúvidas que este serviço responde a essa realidade», frisou, citado pelo comunicado.

A Volkswagen Konzernlogistik, responsável pela operação, desenvolveu o conceito com a RodoCargo, parceira logística deste projecto e que assegura entre outras igualmente o actual transporte rodoviário para o Porto de Setúbal.

«Estamos muito satisfeitos com a implementação deste conceito não só pelo impacto ambiental positivo,mas também pelas melhorias gerais da operação de carga e descarga dos carros», comentou António Oliveira, representante em Portugal da Volkswagen Konzernlogistik. Recorde-se que na semana passada, tal como a Revista Cargo noticiou, a Volkswagen Autoeuropa apresentou o Gigaliner, uma solução pioneira no cluster automóvel nacional que permite poupar 70 toneladas de CO2/ano na rota servida por este novo modelo de transporte.

Foto, da esquerda para a direita:

Eng. Rui Baptista – Director de logística da Volkswagen Autoeuropa

Eng. Artur Pedrosa – Administrador da Rodo Cargo

Eng. Miguel Sanches – Director-geral da Volkswagen Autoeuropa

Dr. Manfred de Vries – Director da Konzernlogistik Emden

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