Autoridade Portuária de Valência

Autoridade Portuária de Valência anuncia construção de novo terminal de contentores

Marítimo Comentários fechados em Autoridade Portuária de Valência anuncia construção de novo terminal de contentores 367
Tempo de Leitura: 2 minutos

A Autoridade Portuária de Valência (APV) anunciou a construção de um novo terminal de contentores até 2030, que deverá aumentar a capacidade de volume de contentores do porto espanhol e dobrar a actividade económica do mesmo, segundo garantiu Aurelio Martinez, presidente da APV.

O responsável portuário revelou que o futuro terminal, situado na zona Norte do porto, será «o mais avançado do mundo em termos de ambientais». A nova infra-estrutura minimizará as emissões de CO2 fornecendo electricidade aos navios e contemplará uma aposta total na utilização de maquinaria eléctrica – a energia será 100% gerada a partir de fontes renováveis, adiantou ainda Aurelio Martinez.

Autoridade Portuária de Valência expôs importância nacional do projecto

O presidente da Autoridade Portuária de Valência destacou a importância da expansão Norte do porto «para toda a actividade económica da região de Valência e de Espanha», alegando que este investimento duplicará o número de empregos gerados pelo porto valenciano para 80.000 e aumentará, em mais de três vezes, o valor agregado bruto em torno de 6 milhões de euros. O investimento total do projecto de expansão rondará os 1,4 mil milhões de euros.

Este possante investimento será levado a cabo em sintonia público-privada, excedendo o executado no ano de 2017 pela Generalitat Valenciana, que se fixou nos 800 milhões de euros. Citado pela imprensa espanhola, Aurelio Martinez justificou este investimento com o crescimento contínuo do comércio internacional e com o facto de o Porto de Valência já ter atingido os 73% de capacidade máxima (em termos de movimentação).

De acordo com Aurelio Martinez, o porto valenciano pretende continuar a desempenhar o papel de hub logístico e portuário, não perdendo tráfego e aumentando as suas responsabilidades para com a sociedade. O primeiro passo para a empreitada, no entanto, havia já sido levado a cabo em 2017, ano em que as obras nos quebra-mares da região Norte do porto arrancaram – trabalhos essenciais para que o projecte pudesse avançar.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com