Porto de Aveira escala

Aveiro inaugurou rota com Moçambique: projecto integra Navigator, PTM Ibérica, BSL e Aveifoz

Marítimo Comentários fechados em Aveiro inaugurou rota com Moçambique: projecto integra Navigator, PTM Ibérica, BSL e Aveifoz 602
Tempo de Leitura: 2 minutos

Na passada Segunda-feira, dia 12 de Julho, o Porto de Aveiro recebeu pela primeira vez um navio proveniente do Porto da Beira, em Moçambique.

A estreia da escala do navio ‘Sassy Sofia’ na infra-estrutura aveirense contou com a visita oficial do Cônsul Geral de Moçambique acompanhado por uma comitiva constituída por todos os parceiros envolvidos neste novo projecto: a Navigator Company, a PTM Ibérica, a BSL e Aveifoz.

No encontro, relatou a administração portuária, a representação diplomática ficou a conhecer o Porto de Aveiro e investimentos em curso, seguida de uma visita ao navio, onde assistiu à operação de estiva da rolaria proveniente de Moçambique. Ao discursar, o Cônsul Geral, frisou a importância que a exportação de madeira, produzida em Moçambique e destinada à produção de pasta de papel em Portugal, representa para aquele país.

Aveiro registou crescimento de +21% no movimento de produtos florestais

Importa referir que o movimento de produtos florestais no Porto de Aveiro registou até junho de 2021, um crescimento de 21% face a 2020, sendo já um dos principais grupos de mercadorias deste porto. «Esta parceria estratégica, que se pretende que venha a ter continuidade, vem reforçar as relações comerciais entre Portugal e Moçambique, afirmando o Porto de Aveiro como um porto capaz de dar resposta a rotas marítimas de longa distância», considerou a administração do Porto de Aveiro, liderada pela presidente do Conselho de Administração, Fátima Alves Lopes.

Recorde-se que a infra-estrutura aveirense tem apostado, cada vez mais, na movimentação de produtos florestais – a Revista Cargo tem acompanhado esse desenvolvimento. Em Abril de 2020, por exemplo, o porto recebeu a escala do navio ‘Singapore Spirit’, tendo essa escala se traduzido na primeira escala de um navio de tipologia Logger em Aveiro. O navio ‘Singapore Spirit’ descarregou os chamados loose logs (toros soltos) em vez dos tradicionais logs in bundles – uma operação inédita no Porto de Aveiro, que pode ser lida aqui. Em Junho de 2020, nova operação ocorreu.

Nesse mês, o porto voltou a ser palco de uma nova operação complexa de descarregamento de troncos soltos (de eucalipto). A operação demorou cinco dias e materializou-se no descarregamento de aproximadamente 25.734 toneladas de troncos soltos de eucalipto. A recepção do navio ‘Asia Pearl VI’ resultou na operação de descarregamento de cerca de 25.734 toneladas de troncos soltos de eucalipto no Terminal Norte.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com