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Aveiro: Terminal intermodal e linha do terminal de graneis líquidos em fase de projecto

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Porto de Aveiro 00A Administração do Porto de Aveiro (APA) procedeu à adjudicação da elaboração do projecto de construção de terminal intermodal na Zona de Actividades Logísticas e Industriais (ZALI). A administração portuária adjudicou, igualmente, o concurso público para a execução do projecto construção das infra-estruturas da primeira linha do Terminal de Granéis Líquidos do Porto de Aveiro.

No que toca à adjudicação da elaboração do projecto de construção de terminal intermodal na Zona de Actividades Logísticas e Industriais (ZALI), a proposta vencedora representa um custo de 118.700 euros e terá de ser entregue em 140 dias, detalhou a administração do porto aveirense. No que diz respeito ao concurso público para a elaboração do projecto construção das infra-estruturas da primeira linha do Terminal de Granéis Líquidos do Porto de Aveiro, o preço contratual é 29.500 euros. A apresentação da proposta deve ocorrer em 120 dias.

Recorde-se que a ZALI é tida como um trunfo estruturante do futuro risonho do Porto de Aveiro. Para Fátima Alves, que preside ao Conselho de Administração do porto, ZALI, encarada como «a maior aposta para a expansão e desenvolvimento do porto». Trata-se de um espaço com 14 parcelas disponíveis para comercialização numa área de 45 hectares, dispondo de 800 metros de frente de cais. Será, vincou Fátima Alves, uma «plataforma logística portuária ímpar em Portugal», capaz de oferecer «competitivas» conexões marítimas e rodo-ferroviárias aos mercados internacionais.

Estas valências fazem da ZALI um forte instrumento de captação de investimento privado, apta a consolidar e fortalecer as exportações e criar postos de trabalho, explicou, em Abril passado, Fátima Alves. Mas as potencialidades da infra-estrutura não se resume ao seu cariz logístico; estendem-se também ao seu carácter ecológico, sendo caracterizada por Fátima Alves como «a primeira zona industrial e logística de carbono zero».

A ZALI, vincou ainda Fátima Alves, integra o primeiro eixo de desenvolvimento estratégico «em que se alicerçam os investimentos mais significativos para a próxima década», a par com a melhoria das condições de navegabilidade e como reforço da conectividade marítimo-ferroviária.

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