porto aveiro mercadorias

Porto de Aveiro ultrapassa pela primeira vez os 5 milhões de toneladas num só ano

MarítimoComentários fechados em Porto de Aveiro ultrapassa pela primeira vez os 5 milhões de toneladas num só ano529
Tempo de Leitura: 2 minutos

O Porto de Aveiro atingiu mais um marco na sua longa existência: em 2017, o porto aveirense ultrapassou, pela primeira vez na sua história, a fasquia dos 5 milhões de toneladas de mercadorias num só ano, revelou hoje a APA através de um comunicado.



A operação do navio Telma Kosan – que descarregou cloreto de vinilo na ponte-cais 23 operada pela Cires no Terminal de Granéis Líquidos – permitiu ao Porto de Aveiro completar o histórico marco da ultrapassagem do «limiar dos 5 milhões de toneladas», referiu a administração portuária.

Crescimento «alimentado por todos os terminais portuários»

«O crescimento registado, que já se cifra em 10% relativamente ao ano anterior, é alimentado por todos os terminais portuários», afirmou a administração do Porto de Aveiro, acentuando assim o crescimento global da infra-estrutura. «Os granéis sólidos representam 50% do total movimentado, enquanto os granéis líquidos e a carga geral repartem equitativamente o remanescente. Segundo o sentido do fluxo, as importações são já 2/3 do movimento, enquanto 1/3 corresponde a exportações», esclareceu.

Aveiro «à altura das necessidades logísticas do tecido empresarial»

Três anos depois de ter ultrapassado a meta dos 4 milhões de toneladas de carga movimentada, o Porto de Aveiro atinge o seu máximo histórico, numa evolução marcada pelos anos de 1986 (ano em que chegou ao milhão de toneladas), 1994 (data em que duplicou esse resultado) e 2002 – a entrada no novo milénio com 3 milhões de toneladas processadas.

«O Porto de Aveiro demonstra estar à altura para responder às necessidades logísticas do tecido empresarial, através de um conjunto diversificado de empresas que oferecem soluções competitivas com uma componente de transporte marítimo», acrescentou a administração.



Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
ptPortuguês
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com