Balanço do semestre do CINM: MAR continua a revelar «grande dinâmica» e «resistência»

Marítimo Comentários fechados em Balanço do semestre do CINM: MAR continua a revelar «grande dinâmica» e «resistência» 307
Tempo de Leitura: 2 minutos

A SDM lançou o balanço do semestre do Centro Internacional de Negócios da Madeira (CINM) – o Registo Internacional de Navios da Madeira, um dos sectores de actividade do CINM, «continua a revelar grande dinâmica», adiantou, à Revista Cargo, a entidade.

Roy Garibaldi enalteceu crescimento contínuo do MAR

Vamos, então, ao detalhe: o balanço da SDM sobre a evolução do Centro Internacional de Negócios da Madeira (CINM) no primeiro semestre de 2019 revela que a praça de negócios madeirense «tem revelado capacidade de resistência face à incerteza de que é alvo, gerada na sequência do procedimento de investigação aberto pela Comissão Europeia», expressa a sociedade.

Roy Garibaldi, Administrador Executivo da SDM, enfatizou o crescimento contínuo do MAR e a estabilidade global dos outros sectores de actividade do CINM na primeira metade do ano. Recorde-se que o procedimento de investigação aberto pela Comissão Europeia abarca empresas do Regime III do CINM, cuja produção de efeitos caduca no próximo ano, e não o Regime IV que se encontra em vigor e que está a ser promovido pela SDM.

Segundo o administrador da concessionária do CINM, o fluxo de empresas que saiu foi compensado pelas novas entradas, confirmando assim que o trabalho promocional da SDM nos mercados tem surtido efeito. Explica a SDM que tal afirmação apoia-se no facto de mais de 90% das novas empresas terem origem nos 15 mercados onde a SDM tem vindo a apostar mais fortemente na promoção nos últimos anos.

MAR mantém tendência de subida

O Registo Internacional de Navios da Madeira (MAR) continua a assinalar uma tendência positiva de crescimento: desde o fim de 2018, num período de seis meses, o MAR assinalou um crescimento de mais 27 navios de comércio. Com um total de 653 embarcações registadas, a 30 de Junho, o MAR mantém a sua posição cimeira entre os registos internacionais europeus, quer em número de navios quer em tonelagem.

No caso específico do MAR, deve-se sublinhar que foi possível manter o ritmo de crescimento evidenciado nos últimos anos atendendo a que, claramente, é a área do CINM menos exposta e menos afectada pelo procedimento de investigação instaurado por Bruxelas. No total, o número de entidades licenciadas no CINM no fim de Junho era de 2.272 em comparação com as 2.238 registadas a 31 de Dezembro de 2018.

Um dado que é analisado com particular interesse pela SDM são as áreas de actividade das empresas que têm vindo a aderir ao CINM nos últimos anos. O leque das empresas licenciadas em 2019 mostra que o CINM está a atrair empresas de áreas como as novas tecnologias, do comércio internacional e da prestação de serviços em geral.

Author

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com