Navios porta-contentores carga contentorizada mar

Bandeira lusa com desempenho crescente no MoU: DGRM agradece «esforço» de todos

Marítimo Comentários fechados em Bandeira lusa com desempenho crescente no MoU: DGRM agradece «esforço» de todos 250
Tempo de Leitura: 2 minutos

Em comunicado, reagindo à subida de dois lugares da bandeira portuguesa na White List do MoU de Paris (fixando-se na 24ª colocação) em 2020, a Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) elogiou o «esforço de todas as partes envolvidas», desde «Inspectores de Bandeira da DGRM, Comissão Técnica do RIN-MAR, as Organizações Reconhecidas […] e os próprios armadores».

Tal como a Revista Cargo havia já noticiado, na sequência do «bom cumprimento das Convenções Internacionais pelos navios que arvoram a Bandeira Portuguesa», Portugal subiu, no ano de 2020, dois lugares e acaba de progredir nas estatísticas do Memorando de Entendimento (MoU) de Paris sobre desempenho dos Estados de Bandeira, dentro desta importante região de Port State Control (PSC).

Bandeira portuguesa traça «rota de crescimento» nos últimos anos, diz DGRM

Enquanto Administração Marítima Nacional, a DGRM congratulou-se pelo resultado, agradecendo «o esforço de todas as partes envolvidas, desde logo, os próprios Inspectores de Bandeira da DGRM, a Comissão Técnica do RIN-MAR, as Organizações Reconhecidas com protocolo assinado com Portugal e os próprios Armadores». Portugal consta na White List do MoU de Paris, que contempla as bandeiras de melhor performance, tendo em 2020 subido para a 24ª posição, seguindo, desta forma, a «rota de crescimento» dos últimos anos (ver aqui a evolução), vincou a DGRM.

No ranking que vai vigorar a partir do próximo 1 de Julho, num total de 70 bandeiras consideradas, 39 estão na White List (eram 41, há um ano), 22 na Grey List (16 em 2019) e nove na Black List (13 em 2019). As duas últimas listas são as que apresentam uma pior performance, sendo que as Bandeiras constantes na Grey List são consideradas de risco e as constantes na Black List de risco muito alto.

Este posicionamento nacional decorre dos resultados das inspecções realizadas pelo PSC aos navios que arvoram Bandeira Portuguesa, quando estes demandam portos dos 27 Estados Membros subscritores do referido MoU de Paris, que cobre uma região que engloba as águas dos Estados costeiros europeus e a bacia do Atlântico Norte, desde a América do Norte até à Europa, incluindo a Federação Russa.

A avaliação baseia-se no número total de inspecções e de detenções, nos últimos três anos, considerando as bandeiras com pelo menos 30 inspecções anuais. No caso português, contabilizaram-se 1.152 inspecções e 30 detenções realizadas por inspectores de PSC em portos estrangeiros aos navios de Bandeira Portuguesa.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com