espanha porto barcelona portos espanhóis

Porto de Barcelona foi o que mais cresceu em 2017 entre os grandes europeus

Marítimo Comentários fechados em Porto de Barcelona foi o que mais cresceu em 2017 entre os grandes europeus 977
Tempo de Leitura: 2 minutos

Os dados revelados pela autoridade portuária catalã dão o Porto de Barcelona como a infra-estrutura portuária que deteve o crescimento mais rápido da Europa durante o ano de 2017: a totalidade da mercadoria movimentada ultrapassou os 61 milhões de toneladas pela primeira vez na história do porto espanhol, facto que redundou num aumento ‘ano-a-ano’ de 26%.


Novo recorde em terras catalãs

Este resultado contribuiu significativamente para o tráfego de contentores, um dos segmentos de actividade mais estratégicos para o Porto de Barcelona – de acordo com a autoridade portuária, foram movimentados em 2017 cerca de 3 milhões de TEU, registo que representou um aumento de 32,3%. O estonteante aumento de 137% no tráfego de transhipment. Mais informou o porto que o seu principal parceiro comercial continua a ser a China.

China permaneceu principal parceiro comercial do Porto de Barcelona em 2017

As importações chinesas representam 44,3% dos contentores que saem e entram no Porto de Barcelona, ao passo que as exportações totalizam 11,6%. Os ganhos do porto catalão não se resumem ao segmento contentorizado: também os segmentos do ‘ro-ro’ e dos granéis mostraram-se pujantes em 2017. O volume de negócios líquido cifrou-se nos 167 milhões de euros.

Este valor significa um aumento de 7% em relação ao mesmo período do ano anterior, principalmente devido ao aumento da receita da recuperação da actividade. Barcelona registou também um lucro de 50 milhões de euros (dando azo a um aumento de 50% neste capítulo) e  gerou um fluxo de caixa de 99 milhões de euros (um aumento de 15% em relação ao ano anterior).

Recorde-se que ao longo de 2017, o Porto de Sines foi conseguindo taxas de crescimento nos contentores semelhantes aos do porto espanhol.


Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com