Barraqueiro em sinergia com Renfe e Takargo para ligar Martorell ao Porto de Setúbal

Empresas, Terrestre Comentários fechados em Barraqueiro em sinergia com Renfe e Takargo para ligar Martorell ao Porto de Setúbal 632
Tempo de Leitura: 2 minutos

Segundo reportagem do jornal ‘Público‘, assinada pelo especialista em temas ferroviários Carlos Cipriano, chegou ontem ao Porto de Setúbal o primeiro comboio porta-automóveis, que, a partir de agora, e numa cadência semanal, ligará a Martorell (em Barcelona) ao território português: trata-se de uma operação logística encabeçada pela Barraqueiro e pela espanhola Renfe Mercancias, em sinergia com a lusa Takargo.

De acordo com o ‘Público’, o transporte de viaturas entre Martorell (onde está situada uma grande fábrica da SEAT) e Setúbal é levada a cabo por uma composição com 16 vagões de duplo piso que carregam 184 automóveis em cada sentido. Assim, partirão de Setúbal viaturas da Volkswagen e chegarão ao porto sadino viaturas da marca SEAT, vindos da fábrica catalã. A operação tem um significativo potencial descarbonizador.

Como atesta o artigo, cada comboio retira 23 camiões da estrada, no que se traduz numa eliminação de 27 toneladas de CO2 por cada jornada. Trata-se da segunda envolvência da Barraqueiro no âmbito logístico, e, mais concretamente, no frete ferroviário. Recorde-se que, há cerca de dois anos para cá, a Barraqueiro está envolvida – em parceria com a Rodocargo – no transporte de viaturas desde a Autoeuropa, Palmela, até ao Porto de Setúbal.

TLA Porto de SetúbalRecorde-se, tal como a Revista Cargo noticiou recentemente, que a Barraqueiro apostou – em parceria com a Sapec – na construção de um terminal rodo-ferroviário para automóveis em Setúbal. O Terminal Logístico Automóvel (TLA) será um grande trunfo para a logística automóvel na região – situado a 5km do Terminal Ro-Ro do Porto de Setúbal, esta infra-estrutura será totalmente dedicada à armazenagem e preparação de veículos acabados, tem capacidade para 6000 viaturas e deverá criar cerca de 100 postos de trabalho na região.

Construído com o futuro em mente, este novo terminal está equipado com 64 postos de carregamento rápido para viaturas eléctricas, tornando-o num player incontornável do mercado ibérico. O TLA encontra-se também a desenvolver acções comerciais junto das principais marcas do sector automóvel para captar mais desenvolvimento para a Comunidade Portuária sadina. Para a Barraqueiro e para a empresa Sapec, esta nova infra-estrutura será uma vital plataforma de recepção e distribuição de veículos de várias marcas na Península Ibérica, potenciando o tráfego ro-ro e ferroviário no porto sadino e dando novas opções logísticas ao sector automóvel.

Fonte: Público

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com