Banco Europeu de Investimento estuda viabilidade de terminal de GNL no Porto da Praia da Vitória

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Com vista à exploração da viabilidade da instalação de um terminal de abastecimento de gás natural liquefeito (GNL) na Praia da Vitória e à análise de potenciais mercados emissores e fornecedores desse mesmo produto, a Portos dos Açores assinou um acordo de consultoria com o Banco Europeu do Investimento (BEI).



A informação, noticiada em primeira mão pelo jornal ‘Diário Insular’, dá conta de que a avaliação do BEI será constituída por um modelo de negócios e de investimentos a aplicar, assim como a ponderação económica dos potenciais retornos associados ao investimento dessa dimensão na Praia da Vitória.

Revelação foi feita pela Secretária regional dos Transportes e Obras Públicas

O anúncio, feito durante a conferência ‘The United States and Portugal: A Partnership for Prosperity – Energy Security, Entrepreneurship, and Economic Engagement’ no passado dia 4 de Junho, pela voz de Ana Cunha, Secretária regional dos Transportes e Obras Públicas – a governante frisou que o Executivo Regional almeja manter a promoção e o apetrecho dos «diversos portos dos Açores», com «particular incidência para o Porto da Praia da Vitória, para se poder abastecer de GNL» os navios que escalarem os portos do arquipélago.

«O Governo dos Açores sinalizou o Porto da Praia da Vitória como o sítio ideal para criar um terminal de GNL por ser o porto que apresenta mais possibilidades de expansão, por ser uma área que inclui uma zona industrial com bastante espaço para instalação de depósitos, quer numa primeira fase, de dimensão média, quer numa fase seguinte, com bastante possibilidade de expansão», declarou, citada pelo jornal insular na sua edição do passado dia 5 de Junho.

Ambição de fazer da Praia da Vitória referência no abastecimento de GNL remonta a 2011

Recorde-se que a ambição de tornar a Praia da Vitória numa referência no que toca ao bunkering de navios movidos a GNL não é de agora: os projectos remontam há cerca de sete anos atrás, com os primeiros ecos do projecto COSTA. Seguiu-se, em 2015, a metamorfose dessa iniciativa, apelidada de GAIN4MoS. Um ano depois foram anunciadas as fases (estudo sobre o processo de retrofitting, engenharia e prototipagem e, a partir de 2019, os ensaios), com 2020 a ser apontado como o ano da edificação do terminal e de um navio-tanque abastecedor de pequena/média dimensão.



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