frotas graneleiros

BIMCO e a guerra EUA-China: «indústria dos granéis sólidos é a mais afectada pelas tarifas chinesas»

Marítimo Comentários fechados em BIMCO e a guerra EUA-China: «indústria dos granéis sólidos é a mais afectada pelas tarifas chinesas» 334
Tempo de Leitura: 2 minutos

A guerra comercial que se arrasta entre os EUA e a China continua a dominar o panorama internacional e a palavra de ordem é, sem dúvida, incerteza – um paradoxo que ilustra bem o sentimento vivido por países, empresas e até mesmo consumidores. Na ressaca do tit for tat tarifário, Peter Sand, analista-chefe da BIMCO, comentou esta nova realidade e as consequências que dela poderão advir para o comércio global.



«A indústria dos granéis sólidos é a mais afectada em termos de volumes», conclui Peter Sand

«Cerca de 85% das importações marítimas chinesas dos EUA e 58,5% das importações marítimas da China podem ser afectadas pela guerra comercial, caso os EUA e a China implementem tarifas de mais 200 mil milhões de dólares e 60 mil milhões de dólares em bens, respectivamente», afirmou, citado pelo portal ‘World of Maritime News’. «A indústria dos granéis sólidos é a mais afectada em termos de volumes, em grande parte devido às tarifas chinesas».

«Pela primeira vez nesta guerra comercial, a última ronda de agravamentos reflectiu uma China incapaz de responder na mesma moeda às medidas de 200 mil milhões anunciadas pelos EUA. Com a China a importar bem menos do que exporta para os EUA – e caso a guerra comercial continue -, esta terá que desviar o foco das importações tarifárias e encontrar as suas próprias medidas de retaliação», comentou Sand.

China procurará golpear com outras armas, prevê analista da BIMCO

Para Peter Sand, este é um tira-teimas «em constante desenvolvimento, tanto em tamanho quanto em forma», sendo difícil de prever o resultado. «Nos próximos capítulos…é provável que a China use novas armas», declarou. Quais? «Por exemplo, incluindo sectores de serviços ou visando investimentos dos EUA na China. Os próximos passos dos EUA também se deverão transformar. O impacto no sector de transporte marítimo global dependerá das medidas tomadas», concluiu.



Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com