Consórcio multidisciplinar projecta ganhos de eficiência do Blockchain no ‘bunkering’

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O sector marítimo avança a olhos vistos rumo a novas soluções no bunkering: o Blockchain é a mais recente tecnologia que equaciona agregar valor e eficiência ao abastecimento de navios. As entidades Lloyd’s Register, Precious Shipping, Bostomar, BIMCO, IBIA e GoodFuels formaram um consórcio com vista à análise da rastreabilidade e transparência na cadeia de abastecimento de combustível marítimo, usando o Blockchain.



Maritime Blockchain Labs tomou as rédeas do projecto

A Maritime Blockchain Labs (MBL), subsidiária da Blockchain Labs for Open Collaboration (BLOC), formou o consórcio por acreditar que a indústria do bunkering, com suas intrincadas e múltiplas transacções, é perfeita para a aplicação da tecnologia Blockchain, passível de aumentar a transparência, a partilha de informação, a conformidade e de fortalecer a governança.

O consórcio planeia avaliar de que modo poderão as potencialidades do Blockchain auxiliar no estabelecimento de uma cadeia logística mais eficiente, inviolável e auditável nas actividades de registo (a nível de qualidade e quantidade). Além disso, o consórcio acredita que a inovadora tecnologia poderá aportar benefícios ao nível da transacção, ao aplicar um sistema de rating face à compliance dos combustíveis antes da compra, facilitando a vida dos compradores e dos corpos regulatórios.

O objectivo final é o de reduzir os riscos de segurança, criando ao mesmo tempo uma estrutura mais confiável para monitorizar com precisão as emissões dos navios, algo que ganha ainda mais importância se tivermos em conta que, a partir de 2020, os limites máximos serão mais apertados e a conformidade com os novos regulamentos será levada extremamente a sério, como já vincou a IMO.

«Abordagem de consórcio é essencial», afirmou CEO da BLOC

«As soluções serão identificadas, projectadas e testadas pela própria indústria, com a MBL a facilitar a governança e desenvolvendo a tecnologia para garantir que essas soluções sejam relevantes e usadas na prática. Uma abordagem de consórcio é essencial, devido à necessidade de cruzar fronteiras regulatórias e trabalhar dentro de diferentes sistemas e organizações organizacionais», disse Deanna MacDonald, CEO e co-fundadora da BLOC.

A BIMCO e o IBIA, explicou, desempenharão o papel de consultores em aspectos contratuais do projecto e na demonstração da rastreabilidade/prestação de contas da qualidade dos combustíveis. Já a Precious Shipping e a Bostomar Shipping, sendo proprietárias e operadoras de navios, serão responsáveis ​​por demonstrar a rastreabilidade e responsabilidade da qualidade dos combustíveis nas suas condições de compradores.

A GoodFuels fornecerá informações sob a perspectiva de um fornecedor de biocombustíveis marinhos comerciais e sustentáveis ​​para o sector naval.

«É vital garantir que o combustível que utilizamos esteja em conformidade»

«Como um consumidor de combustíveis navais, é vital para nós garantir que o combustível que utilizamos esteja em conformidade – especialmente quando pensamos no mercado pós-2020, e na necessidade de garantir a qualidade dos produtos misturados que chegam para atender a procura. O Blockchain está idealmente posicionado para criar a confiável cadeia de abastecimento que precisamos para fazer isso», comentou Khalid Hashim, director administrativo da Precious Shipping.



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