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Centro de Promoção Shortsea Espanha discute Blockchain e redução das taxas portuárias

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O Centro de Promoção Shortsea Espanha (SPC-Espanha) realizou uma reunião de trabalho na sede da Aeutransmer, com o objectivo de abordar questões como a tecnologia Blockchain, as taxas portuárias e novas exigências ambientais. A reunião contou com a presença de carregadores, transportadoras marítimas e rodoviárias e autoridades portuárias.



Implementação do Blockchain no ecossistema portuário e logístico espanhol é objectivo

Sobre o tópico Blockchain, a sessão de trabalho concluiu, de forma unânime, que a ascensão desta inovação digital é um dos principais desafios e oportunidades para a melhoria da cadeia logística marítima-terrestre, pois além de reduzir custos, garante a rastreabilidade, tanto dos produtos e processos como dos agentes envolvidos na cadeia de abastecimento.

A presença de um grupo abrangente do sector marítimo-portuário e da Logística permitiu materializar a proposta de criação de um grupo de trabalho para o fomento e progresso de um projecto-piloto com o intuito de implementar esta nova tecnologia na cadeia de abastecimento marítimo-terrestre – um projecto que contará com apoio transversal para ter sucesso.

Redução das taxas portuárias em equação

Os impostos portuários foram outro tópico discutido durante a reunião: os carregadores pensam que existe, indubitavelmente, mais espaço para uma redução (significativa) das taxas portuárias; outro dos temas dirimidos foi o impacto da entrada em vigor, após 2020, do novo regulamento da Organização Marítima Internacional (IMO), que delimita fortemente a as emissões de enxofre.

Tal resolução acarretará um aumento nas tarifas do frete marítimo, seja pelo uso de combustíveis com baixo teor de enxofre – cujo preço é mais alto – seja pelos investimentos em depuradores ou pelo uso de GNL enquanto combustível principal, ou mesmo pelo desaparecimento de navios mais velhos e sua consequente substituição por frotas mais modernas e equipadas para o futuro sustentável.



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