Bosch trilha caminhos inovadores no transporte de carga

Terrestre Comentários fechados em Bosch trilha caminhos inovadores no transporte de carga 410
Tempo de Leitura: 6 minutos

Mediante tecnologia de automatização, conectividade e electrificação, a Bosch comunicou estar «a melhorar a eficiência e a segurança na logística». A marca revelou que serão apresentadas, durante a exposição 67ª IAA Commercial Vehicles, realizada em Hannover, «as inovações para o transporte de carga do futuro».



Novos serviços conectados facilitam a vida de motoristas e especialistas em logística

Um dos grandes trunfos neste cômputo é a plataforma de conectividade para serviços baseados na cloud: a Bosch recorre a esta plataforma «para ligar veículos comerciais durante toda a sua vida útil, fornecendo a base tecnológica para serviços como diagnósticos preditivos e actualizações de software over-the-air».

A plataforma divide-se em dois componentes principais: «o módulo de software básico é a interface de comunicação segura entre o veículo, a cloud e os serviços, enquanto o módulo de gestão de dados permite que fabricantes de veículos comerciais ou gestores de frota organizem dados de veículos, analisem e mantenham o software do veículo  actualizado».

Outro dos trunfos são os diagnósticos preditivos: «o tempo de inactividade do veículo geralmente não é planeado e muitas vezes resulta em prejuízos económicos significativos. O diagnóstico preditivo da Bosch regista e avalia o estado do componente e do sistema do veículo, reportando continuamente à cloud. Com base nestes dados, as falhas podem ser previstas e resolvidas a tempo, reduzindo os custos de manutenção».

Na manga da Bosch está também o eletronichorizon – um serviço «baseado em mapas de alta definição com dados topográficos para a rota a percorrer. A gestão do motor e da transmissão toma esses dados em consideração para seleccionar a estratégia de condução mais eficiente e reduzir ainda mais o consumo».

Tentando responder, com soluções efectivas, às perguntas mais habituais dos especialistas em logística, a Bosch fornece também o Transport Data Logger da Bosch, capaz de dar essas respostas, tornando «a cadeia de fornecimento de mercadorias transparente». Medindo cerca de 10 centímetros quadrados, a pequena caixa com sensores integrados «monitoriza o transporte de mercadorias sensíveis e mede a temperatura, humidade, inclinação e situações de colisão durante o transporte», explica a marca.

Espelhos retrovisores digitais melhoram aumentam a segurança

O sistema de câmaras de espelho digital montado pela Bosch e pela Mekra Lang para espelhos retrovisores laterais «entrará em produção já em 2019», confirmou a Bosch. O sistema «substitui os dois grandes espelhos na parte externa da cabine do veículo por sensores de vídeo, o que aumenta a tracção e reduz o consumo de combustível em 2%». As imagens das câmaras são mostradas em tempo real nos monitores de alta resolução da cabine do motorista.

Para assegurar uma operação acessível das funções de conectividade, «a Bosch está a transferir os conjuntos de instrumentos digitais para o cockpit. Além da visualização do velocímetro convencional, o visor mostrará informações de função, gráficos de planeamento de rota e imagens da câmara traseira ou do dispositivo de visão nocturna, priorizadas de acordo com a direcção da condução. Os motoristas conseguem ver a informação de que precisam, em qualquer momento».

Sistemas de assistência ao condutor melhoram condução e segurança dos veículos comerciais

Os motoristas de camiões precisam de estar particularmente atentos a todas as complexas variáveis do trânsito. «No futuro, o sistema de aviso de mudança de direcção da Bosch irá ajudá-los a manobrar em situações complexas. Os sensores de radar detectam a travessia de peões e ciclistas em tempo real e alertam os motoristas de uma colisão iminente, permitindo que estes travem ou evitem um acidente atempadamente».

Na cidade ou na auto-estrada, nem sempre é fácil para os motoristas de veículos comerciais manterem uma visão geral das áreas próximas e diagonalmente atrás deles. «O reconhecimento de ângulos mortos usa sensores de radar para monitorizar as áreas próximas ao veículo, detectar outros condutores na estrada e avisar o motorista. Esta função também alerta os condutores de colisões iminentes ao mudar de faixa».

A solução da Bosch utiliza uma combinação de uma câmara multi-funcional e um sensor de radar, ambos instalados na extremidade dianteira do camião. O sensor de radar detecta objectos que estejam à frente do veículo e determina a sua velocidade e a sua posição em relação ao mesmo. Se houver risco de colisão, o sistema avisa o motorista. Se o motorista não reagir, o sistema accionará automaticamente uma manobra de travagem de emergência.

Sistemas de direcção Bosch para veículos comerciais apontam o caminho

O sistema de direcção electro-hidráulica Bosch Servotwin «melhora a eficiência e a conveniência de veículos comerciais pesados». Oferece suporte de direcção dependente da velocidade e consome menos combustível do que a direcção puramente hidráulica. Graças à sua interface electrónica, o sistema de direcção é simultaneamente a base para funções de assistência ao motorista, como assistentes de faixa ou compensação de vento cruzado.

O sistema eléctrico de direcção do eixo traseiro (eRAS) permite que veículos comerciais com três ou mais eixos usem os eixos dianteiro e traseiro durante a condução. Isto reduz o raio de viragem e o desgaste dos pneus. Baseado no ângulo de direcção do eixo dianteiro, transmitido pelo CAN bus, o sistema de direcção determina o melhor ângulo de direcção para o eixo traseiro.

Bosch está a electrificar veículos comerciais

«Veículos eléctricos leves de duas, três ou quatro rodas estão a desempenhar um papel cada vez mais importante na entrega rápida e flexível de mercadorias dentro das cidades». O sistema de 48 volts da Bosch também é usado para alimentar veículos de carga de três rodas, que os serviços de entrega utilizam para transportar cartas e encomendas para destinos em áreas urbanas.

As bicicletas eléctricas estão invadir as cidades e a tornar o transporte de alimentos e pequenas remessas rápido e flexível. A cadeia cinemática e-bike Performance Line da Bosch alimenta as bicicletas eléctricas com um torque máximo de 63 Nm, garantindo um arranque potente, mesmo em subidas mais íngremes na cidade. Com uma segunda bateria e condições favoráveis, estas bicicletas podem viajar até 180 km – mesmo com carga.

Com o eixo eléctrico, já não se perde a energia durante a travagem, que é armazenada numa bateria de alta tensão, onde pode ser reutilizada para uma ampla variedade de aplicações, como operar compressores de arrefecimento para reboques ou fornecer assistência inicial para veículos de construção. Em comparação com os motores convencionais a diesel do reboque, os eixos dos reboques eléctricos podem economizar até 9.000 litros de combustível por ano. Também «facilitam a condução eléctrica controlada remotamente, por exemplo, nas instalações das empresas de transporte de mercadorias ou nos portos».



Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com