Bosch software

Bosch e Universidade do Porto assinam parceria de inovação na área da mobilidade inteligente

Empresas Comentários fechados em Bosch e Universidade do Porto assinam parceria de inovação na área da mobilidade inteligente 202
Tempo de Leitura: 2 minutos

A Bosch e a Universidade do Porto (U.Porto) anunciaram um novo projecto de inovação – Projecto THEIA – na área da mobilidade inteligente, num investimento superior a 28 milhões de euros, a aplicar até 2023. A parceria foi oficialmente formalizada no passado dia 7 de Dezembro, numa cerimónia da Reitoria da Universidade do Porto, que contou com a participação do primeiro-ministro, António Costa.

O consórcio, formado entre a Bosch e a U.Porto, irá integrar cerca de 55 novos colaboradores da Bosch e mais de 70 investigadores da Universidade do Porto. O projecto é mais um exemplo da aposta da Bosch nas relações de parceria com a academia como forma de contribuir para a inovação e competitividade do país. «Não temos dúvidas que estas parcerias são a chave para impulsionar a inovação, o desenvolvimento científico e a criação de emprego qualificado. Continuaremos a trabalhar no sentido de promover estas relações, sinónimo do reconhecimento da qualidade do talento e da dinâmica do ecossistema de investigação e desenvolvimento que existe em Portugal», declarou Carlos Ribas, representante da Bosch em Portugal.

O projecto THEIA tem como objectivo investigar e desenvolver soluções no âmbito da melhoria das capacidades sensoriais de veículos autónomos. Recorre, para isso, a algoritmos de percepção baseados nos dados recolhidos pelos seus sensores – com especial foco nos sensores LIDAR – para construir uma percepção exacta, robusta e segura da sua envolvente exterior. Assim, até ao ano de 2023, as equipas da Bosch e da Universidade do Porto estarão focadas no desenvolvimento deste projecto que surge como resposta às exigências da condução autónoma.

A percepção integral da envolvente externa do veículo, a estimativa das condições externas que afectam a condução – como por exemplo as condições meteorológicas – e da caracterização de cenários críticos por meio da realização de testes e validação em contextos laboratoriais (de forma a garantir uma percepção mais avançada do que a do ser humano) são alguns dos pontos prioritários do projecto THEIA.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com