bosch furgão eléctrico

Bosch torna mercado de furgões eléctricos mais acessível a partir de 2019

Veículos Comentários fechados em Bosch torna mercado de furgões eléctricos mais acessível a partir de 2019 264
Tempo de Leitura: 3 minutos

A Bosch prepara-se para dar mais um passo rumo à electromobilidade sustentável e rentável, com o lançamento de um novo powertrain de propulsão eléctrica, adequado à grande maioria dos veículos comerciais ligeiros, o eCityTruck.



Esta solução é encarada, pela grande maioria dos especialistas, como a mais adequada para uma distribuição urbana silenciosa e com emissões bastante reduzidas, sendo que, também é do conhecimento geral que, na distribuição urbana, a maioria das rotas não ultrapassa os 80 km diários, sendo essa a meta que a Bosch diz ser facilmente atingida com um único carregamento.

Carregar à noite, trabalhar o dia inteiro

bosch furgão eléctrico frenteA proposta da fabricante alemã passa por carregamentos nocturnos e, pelo facto de se tratarem de viaturas com emissões nulas, poderiam circular livremente dentro das cidades no período diurno, onde as limitações que veículos com outro tipo de propulsão possam ter, fazem com que estes não possam circular.

A fabricante destaca ainda que, num estudo alemão da PwC, 61% dos consumidores online revelaram que o facto da sua encomenda ser entregue por um veículo eléctrico é um critério fundamental na sua escolha.

«Para manter o ritmo de fornecimento de mercadorias nas cidades, não há como evitar repensar o tráfego de entrega. A Bosch está a trazer a mobilidade eléctrica para onde realmente faz sentido – as entregas urbanas», afirmou Markus Heyn, membro do conselho de administração da Robert Bosch GmbH.

A fabricante explica ainda que existirão duas versões do eCityTruck, uma com transmissão incluída e outra sem. Com isto, a Bosch pretende criar soluções que se adequém e sejam rápidas de integrar os diferentes requisitos de cada fabricante.

Este novo sistema poderá ser ajustado para veículos comerciais ligeiros, com pesos entre as 2 e as 7,5 toneladas e, com o seu novo conceito, que integra vários componentes como o motor eléctrico, baterias, etc., numa única unidade fez com que se tornasse num sistema muito mais económico e eficiente. Isto tudo também permitirá que os fabricantes possam desenvolver os seus próprios modelos eléctricos e os façam chegar ao mercado muito mais rapidamente.

Os primeiros veículos equipados com este novo motor serão lançados em 2019, não adiantando a Bosch, no entanto, qual o fabricante. Relembre-se, por exemplo, que o modelo StreetScooter da Deutsche Post utiliza já o sistema actual da Bosch, não sendo por isso de excluir que possa ser este o modelo escolhido para lançamento deste novo sistema.

Mercado de camiões também na mira da Bosch

Não são só os furgões que estão na mira da Bosch no que concerne à electrificação. Relembre-se que a fabricante se encontra, em conjunto com a norte-americana Nikola Motor Company, a desenvolver um powertrain também para camiões, algo que, para a companhia alemã, é encarado como mais um passo rumo à liderança global no mercado da electromobilidade a partir de 2020.



Author

Back to Top

© 2018 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com