linha do norte

Boston Consulting alerta: países devem «tomar medidas para reverter declínios» na ferrovia

Terrestre Comentários fechados em Boston Consulting alerta: países devem «tomar medidas para reverter declínios» na ferrovia 308
Tempo de Leitura: 2 minutos

No seu ranking europeu, a Boston Consulting colocou Portugal no fundo da tabela em termos ferroviários, apenas à frente de dois países: Roménia e Bulgária. Com uma pontuação de 1,5, a ferrovia lusa ficou muito aquém da média europeia, que se fixou nos 4,8.

Instando os países do fundo da tabela a investir em suas infra-estruturas ferroviárias, o relatório da consultora americana vem reforçar os conselhos deixados pela Comissão Europeia (no seu recente relatório semestral) à ferrovia portuguesa.

O relatório da Boston Consulting infere também que nos países que vêm denotando uma ligeira descida do desempenho do sistema ferroviário, a manutenção dos níveis actuais de investimento público «pode não ser suficiente para manter uma alta performance».

O alerta da consultora é claro: «Pode demorar vários anos até os declínios se tornarem claramente visíveis, por isso é altura de tomar medidas para reverter esses declínios ainda incipientes a fim de assegurar que os clientes da ferrovia não sofram o seu impacto».

Ou seja, mesmo os países que aparentam ainda estar actualmente com níveis ‘saudáveis’ de desempenho ferroviário (e que apresentaram ligeiras descidas em suas pontuações) devem estar atentos a uma possível deterioração da sua performance no futuro.

Na sua peça jornalística que analisa o relatório, o ‘Público’ lembra que o caso português está longe de ser um destes – o nível de desinvestimento na ferrovia portuguesa é consistentemente elevado há já vários anos, o que o torna ainda mais bicudo.

«Mesmo com os projectos de modernização em curso no Ferrovia 2020 vai demorar igualmente bastante tempo a que se vejam os resultados na perspectiva dos operadores e dos clientes do caminho-de-ferro», escreve o jornal.

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com