antonio costa prime

Brexit ‘descontrolado’ pode «estrangular os portos nacionais», admite o Governo

Marítimo Comentários fechados em Brexit ‘descontrolado’ pode «estrangular os portos nacionais», admite o Governo 341
Tempo de Leitura: 1 minutos

Ao que a TSF apurou, o Governo português considera que a saída do Reino Unido da União Europeia (UE) sem acordo é passível de «estrangular os portos nacionais», adiantou hoje a jornalista Maria Miguel Cabo.

A TSF revelou que acedeu a um documento governamental que dá conta da apreensão do Executivo face à incerteza que tem pautado o processo de negociação do Brexit, quase levou à queda do governo de Theresa May.

Governo português preocupado com efeitos nocivos de uma saída sem acordo

Ora, adianta a jornalista que a preocupação consta do plano de contingência que foi ontem aprovado em Conselho de Ministros. O Executivo liderado por António Costa teme os efeitos das consequentes alterações no fluxo de passageiros e mercadorias que chegam por via marítima – em caso de Brexit sem acordo, os transportes marítimos e portos nacionais passarão a aplicar as mesmas regras ao Reino Unido que a países fora da UE.

Tal alteração implica que mercadorias e passageiros britânicos fiquem sujeitos a controlos bem mais apertados. No plano de preparação e contingência do governo fica claro, reporta a TSF, que este cenário «pode levar a um estrangulamento dos portos, o que pode prejudicar o normal funcionamento dos serviços».

O documento diz ainda que o elevado fluxo nos portos nacionais pode afectar o volume, trânsito e escoamento de mercadorias e implicar um aumento dos custos.

Author

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com