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Brexit e a «gestão calamitosa» do tráfego de cargas: filas de camiões alongam-se em França

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O Brexit está à porta e os efeitos de um conturbado divórcio entre Reino Unido e União Europeia já provocam várias rupturas logísticas no sector do transporte de mercadorias. Recentemente, os camionistas do Norte da França criticaram a «gestão calamitosa» do tráfego de cargas pesadas para o Reino Unido, cujo aumento está a causar congestionamentos à medida que se aproxima o fim do período de transição pós-Brexit.

Por sua vez, os britânicos «estão a encher os armazéns como nunca», temendo as taxas impostas a partir do dia 1 de Janeiro de 2021, data em que expira o período de transição, afirmou o secretário-geral da Federação Nacional de Transporte Rodoviário de Pas-de-Calais, Sébastian Rivéra, em declarações à agência France-Presse. As transportadoras que trabalham com a Grã-Bretanha «nunca experienciaram tal volume», enfatizou.

eleições brexitHá já várias semanas que se assiste regularmente a um congestionamento dos eixos em direcção às plataformas que atravessam o Canal da Mancha – portos de ferry em Calais e o Eurotúnel em Coquelles -, particularmente na auto-estrada. As intermináveis filas de veículos pesados de mercadorias estendem-se nos arredores de Calais às quartas-feiras e quintas-feiras, dias tradicionalmente marcados pela presença de um maior número de camiões, já que os motoristas tentam fazer a viagem de ida e volta antes do fim-de-semana.

Sébastian Rivéra declarou que os camionistas ficam sobrecarregados com os engarrafamentos, mas também com as intrusões de migrantes que aproveitam para tentar entrar nos reboques, afirmando que «as transportadoras não aguentam mais». A 19 de Novembro, recorde-se, um migrante foi morto por um carro na auto-estrada perto da entrada do Eurotúnel, onde a polícia interveio em várias ocasiões para dispersar os migrantes que tentavam entrar em camiões. «A proximidade do Brexit incentiva contrabandistas e migrantes a escolherem o caminho mais rápido, ou seja, estamos sujeitos a verdadeiras invasões que bloqueiam o trânsito», explicou Jacques Gounon, presidente da Getlink, operadora do túnel no Canal da Mancha.

Recorde-se que o Reino Unido deixou a União Europeia a 31 de Janeiro, mas continua sujeito às regras europeias durante um período de transição que termina no final deste ano. As negociações pós-‘Brexit’ foram retomadas em Londres. Os dois lados estão em contra-relógio para concluir, até final deste ano, um acordo de comércio pós-Brexit que possa entrar em vigor em 2021, quando termina o período de transição que mantém o acesso do Reino Unido ao mercado único europeu. Sem a obtenção de um acordo que regule o relacionamento, as duas partes vão comercializar unicamente sob as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC), sinónimo de taxas aduaneiras ou quotas.

Fonte: France-Presse e SIC

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