Câmara de Matosinhos visitou as obras de requalificação do Terminal de Contentores Sul

Marítimo Comentários fechados em Câmara de Matosinhos visitou as obras de requalificação do Terminal de Contentores Sul 332
Tempo de Leitura: 2 minutos

No passado dia 13 de Fevereiro (Terça-feira), uma comitiva de representantes da Câmara Municipal de Matosinhos visitaram, a convite da empresa turca Yilport, as obras referentes ao projecto de requalificação do Terminal de Contentores Sul do Porto de Leixões.

Câmara de Matosinhos aceitou convite da Yilport

A convite da Yilport, a comitiva, constituída pela Câmara de Matosinhos, representada pela Presidente, Luísa Salgueiro e Executivo, o Vice-Presidente Fernando Rocha e demais Vereadores, Correia Pinto, Valentim Campos e José Pedro Rodrigues, pelos Administradores da Matosinhos Habit, Tiago Maia e Matosinhos Sport, Vasco Pinho e Helena Vaz, tiveram a oportunidade de ver, no terreno, o curso desta importante obra de requalificação infra-estrutural, adiantou a Associação de Portos de Portugal na sua newsletter diária.

A visita foi acompanhada pelos administradores da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) Nuno Araújo e Joaquim Gonçalves. Recorde-se que a conclusão da obra está prevista ocorrer até ao final do presente ano de 2020.

Projecto implicou investimento privado de 43,4 milhões de euros

A obra é tida como fundamental para a contínua progressão do porto nortenho. Mas puxemos o filme atrás: foi em Fevereiro de 2019 que foi apresentado o Projecto de Reconversão do Terminal de Contentores Sul do Porto de Leixões – a reconversão implicou um um investimento privado de 43,4 milhões de euros por parte da Yilport, concessionária do Terminal. O projecto contempla uma série de intervenções no terminal, caso do aumento da área de parqueamento ou repavimentação e aquisição de novos equipamentos.

O objectivo passa por aumentar a capacidade, aliviar o congestionamento do terminal, operar da maneira mais produtiva e económica e permitir mais projectos de desenvolvimento, como a implementação da Navis e o controle remoto para automação supervisionada. Com este investimento, o Terminal de Contentores Sul do Porto de Leixões passará da capacidade actual de 450 mil TEU/ano para 660 mil TEU/ano – e, por conseguinte, o Porto de Leixões aumentará significativamente a sua capacidade instalada, ficando acima dos 800 mil TEU.

Author

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com