►Camião autónomo fez percurso de 4.000 quilómetros em ambiente real

Veículos, Videos Comentários fechados em ►Camião autónomo fez percurso de 4.000 quilómetros em ambiente real 713
Tempo de Leitura: 2 minutos

São vários os projectos de camião autónomo em desenvolvimento, tanto dos grandes fabricantes mundiais como de players revolucionários como a Tesla (que apresentou há poucos meses o Tesla Semi). Agora, é a vez de uma start-up norte-americana ser notícia nos principais meios de comunicação por ter ligado as duas costas dos EUA sem motorista.

[themoneytizer id=”16239-1″]

A Embark, start-up de San Francisco, meteu um camião à estrada em Los Angeles, na Costa Oeste dos Estados Unidos, o qual percorreu cerca de 4.000 quilómetros até Jacksonville (Flórida), na Costa Este do país, sem precisar de condução humana no percurso de auto-estrada.

Camiões Peterbilt têm servido para testar a tecnologia da Embark

O CEO da Embark, Alex Rodrigues, referiu que a empresa já integrou os seus sistemas de condução autónoma em cinco camiões, uma vez que não fabrica os seus veículos. O sistema por si desenvolvido pode ser incorporado em camiões Peterbilt (PACCAR) mas poderá depois chegar às outras marcas. A Embark tem planos para adquirir mais 40 camiões durante este ano para testes do seu sistema e entregas a grandes distâncias.

Ao contrário de outras tecnológicas que têm explorado a condução autónoma – casos da Alphabet’s Waymo ou da General Motors’ Cruise – a Embark utiliza software de machine learning e dados recolhidos pelos sensores incorporados nos seus camiões para mapear o que os rodeia em tempo real e evitar obstáculos – enquanto outras tecnologias pré-definem os mapas das suas rotas e utilizam os sensores dos veículos apenas para expandir os mesmos.

Motoristas continuam a ter o seu papel

Nos seus testes, os camiões da Embark (conhecidos como “Big Blue”) operaram com motoristas a bordo por questões de segurança, preparados para assumir o volante se necessário. No futuro, a empresa tenciona desenvolver sistemas que permitam que os camiões façam percursos de auto-estrada de forma totalmente autónoma mas que precisará de motoristas para a primeira e última milha. Ou seja, o papel do motorista continuará a ser relevante, garante Alex Rodrigues.

Fundada em 2016, a Embark já captou 17,2 milhões de dólares de investidores.

Veja o vídeo da ligação LA-Jacksonville:



Back to Top

© 2018 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com