MAN Camiões eléctricos

Camiões eléctricos na distribuição logística – MAN contribui para estudo em Berlim

VeículosComentários fechados em Camiões eléctricos na distribuição logística – MAN contribui para estudo em Berlim290
Tempo de Leitura: 4 minutos

O estudo de viabilidade ZeroEmissionDeliveries – Berlin lançado pela associação ambiental europeia Transport & Environment será utilizado pelo Grupo REWE como um exemplo real para examinar as condições nas quais é possível mudar para veículos comerciais eléctricos no tráfego de entrega regional. A MAN contribui para o estudo com os seus conhecimentos como fabricante de veículos. Os resultados estão previstos para o Outono.

Electrificação: MAN vê «grande potencial» de descarbonização

Neste contexto, a MAN Truck & Bus veio a terreiro confirmar e sublinhar que «vê um grande potencial para a protecção climática na electrificação do transporte urbano e regional de mercadorias e passageiros». Em comunicado, a marca vinca que o recurso a veículos comerciais eléctricos «pode reduzir a pegada de carbono no sector dos transportes», alertando, contudo que a conversão «é complexa e requer novas infra-estruturas de carregamento, bem como a adaptação das redes eléctricas e das formas de trabalho». Neste sentido, tem trabalho para apoiar tal transição.

«A MAN tem apoiado os seus clientes na mudança para a electromobilidade desde 2018 com a equipa de peritos da MAN Transport Solutions», salientou a marca, via comunicado, ao qual acedemos. A marca lembra que existem «novas oportunidades para os clientes, por exemplo, através de entregas durante as horas de vazio nos centros das cidades com camiões eléctricos que geram significativamente menos ruído».

Rumo à implementação de camiões eléctricos na distribuição de grandes cidades

No estudo de viabilidade ZeroEmissionDeliveries – Berlim com a entidade Transportes & Ambiente, a possibilidade de electrificação será investigada utilizando um exemplo muito concreto. O núcleo do projecto é formado pela T&E, REWE Group, MAN Truck & Bus e Fraunhofer Institute for Systems and Innovation Research (ISI), que conduzirá o estudo. Outros parceiros do protejo são Stromnetz Berlin, Allego e Compleo.

MAN camiões eléctricos«O projecto é um passo importante para a implementação prática dos camiões eléctricos na distribuição. Com o apoio do Fraunhofer ISI, estamos a investigar o que já é possível e que passos são necessários por parte dos decisores políticos, operadores de infraestruturas e fabricantes de automóveis para impulsionar a electrificação das frotas de camiões nas cidades», explicou Ekaterina Boening, Directora Política Sénior da T&E Alemanha.

O ponto de partida da análise são os centros logísticos de Oranienburg e Alt-Mariendorf, do Grupo REWE. A viabilidade será examinada utilizando o exemplo prático da logística de entrega regional em Berlim e arredores. «Serão analisadas as rotas de entrega para mais de 250 lojas REWE nesta região. Até agora, temos sido capazes de conseguir poupanças significativas no consumo de combustível através de um melhor comportamento de condução e planos de rota optimizados. Estamos muito interessados em soluções inovadoras e que poupem recursos e estamos, portanto, satisfeitos por estar envolvidos no projecto», declarou Torsten Prag, Director de Logística da REWE Ost.

Em detalhe, o estudo irá esclarecer, entre outras coisas:

  • Que veículos são necessários?
  • Qual é o plano de rota ideal para os camiões eléctricos?
  • Como pode ser concebida uma mistura de infraestruturas de tarifas privadas e públicas?
  • Quais são os requisitos resultantes para a rede de distribuição de energia e produção de energia?

«Através da experiência que a MAN já adquiriu com o camião de distribuição eléctrico eTGM no projecto CNL na Áustria desde 2018, o estudo T&E pode ser apoiado da melhor forma possível pelos dados reais recolhidos nessas operações», salientou a marca.

Do lado da MAN Truck & Bus, Michael Treier, Sales Truck Market Preparation eMobility, irá acompanhar o estudo. «O estudo de viabilidade da T&E sobre o tráfego de distribuição de emissões zero proporcionará resultados valiosos para todas as partes envolvidas devido à integração das necessidades reais dos clientes do Grupo REWE. Em particular para o nosso futuro portefólio eTruck e verificarmos quais as especificações eTruck que serão necessárias e quais as infraestruturas que terão de ser construídas no ambiente urbano nos próximos anos», declarou Treier.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
ptPortuguês
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com