Canal do Suez

Canal do Suez desobstruído: dragagens e rebocadores vitais para demover o ‘Ever Given’

Marítimo Comentários fechados em Canal do Suez desobstruído: dragagens e rebocadores vitais para demover o ‘Ever Given’ 469
Tempo de Leitura: 2 minutos

A Autoridade do Canal do Suez anunciou o «recomeço do tráfego» numa das mais cruciais passagens marítimas do mundo. Assim, uma semana depois do navio porta-contentores ‘MV Ever Given’ ter ficado encalhado na parte mais estreita da via marítima, a circulação voltou a ser estabelecida, depois de esforços contínuos que envolveram dragagens, escavações e acções conjuntas de rebocadores.

«O almirante Osama Rabie, presidente da Autoridade do Canal do Suez, proclamou o recomeço do tráfego de navegação no canal», anunciou hoje a entidade que gere a infra-estrutura. Durante a manhã desta Segunda-feira, o navio porta-contentores (de 20 mil TEU), que pertence ao armador Evergreen, havia começado a flutuar, o que denotava, já, que o processo de desobstrução estava mais perto de ser concluído.

Recorde-se que o navio – de 400 metros de comprimento e 59 de boca – encalhou no canal, ficando numa posição diagonal e bloqueando totalmente qualquer possibilidade de tráfego. Crucial nas operações de rebocagem foi a empresa holandesa Smit Salvage, que também já emitiu um comunicado, dando conta da resolução do problema internacional, que resultou num congestionamento marítimo de mais de 360 navios no canal.

«Pelo menos 369 navios estão à espera para transitar pelo canal, incluindo dezenas de navios porta-contentores, navios graneleiros, petroleiros e navios carregadores de gás natural liquefeito (GNL) ou gás liquefeito de petróleo (GLP), havia revelado, há poucos dias, Osama Rabie. O Canal do Suez, situado no Egipto, liga o Mar Mediterrâneo e o Mar Vermelho, sendo uma das passagens marítimas mais movimentadas do mundo, vital para o fluxo comercial global. Apesar da concluída a operação, restam dúvidas quanto à celeridade do retorno à normalidade do tráfego na via.

Saiba mais sobre o congestionamento no Canal do Suez:

Bloqueio no Canal do Suez pode provocar crise de congestionamentos nos portos europeus

Fonte: Lusa, Gcaptain e Shipping Watch

Foto: Autoridade do Canal do Suez

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com