Caniçal recebeu descarga de peças que compõem as maiores torres eólicas instaladas em Portugal

Marítimo Comentários fechados em Caniçal recebeu descarga de peças que compõem as maiores torres eólicas instaladas em Portugal 525
Tempo de Leitura: 2 minutos

A Transinsular Madeira (que faz parte do Grupo ETE) deu conta, no passado dia 17 de Fevereiro, da escala, no porto madeirense do Caniçal, do navio ‘Erik’, para a descarga de peças que compõem 4 unidades de Torres eólicas produzidas pela Enercon. Tratam-se das maiores Torres eólicas alguma vez instaladas em Portugal, informou a Transinsular Madeira, através de uma nota deixada nas redes sociais. 

Porto do Caniçal foi palco de intrincada operação que também envolveu a LASO

O navio ‘Erik’, que pertence ao armador de Amesterdão Spliethoff’s Bevrachtingskantoor B.V. (empresa fundada em 1921), efectuou escala no Porto do Caniçal para levar a cabo a transferência do material – uma «operação de descarga delicada» que contou também com a intervenção da empresa portuguesa LASO Transportes, um player habitual no que toca a meticulosos project cargo e operações de transporte rodoviário minuciosas.

Os caminhos do Porto do Caniçal e da LASO Transportes haviam-se recentemente cruzado, no âmbito do transporte de pás eólicas para o Parque Eólico Alecrim-Urze no Paúl da Serra, tal como a Revista Cargo noticiou. No total, foram 12 as pás eólicas transportadas pela LASO, cada uma com 67 metros, sendo que o transporte foi dividido em 2 fases: na primeira fase, o transporte foi feito de forma convencional, cujo percurso tem início no Porto Caniçal até à Ribeira Brava.

Numa segunda fase, o transporte foi levado a cabo com recurso à utilização do equipamento Blade Lifter. Este equipamento, para além de desempenhar um papel determinante quando existem estradas sinuosas, curvas apertadas, zonas povoadas, e inclinações anormais, permite também levantar a pá eólica transportada até cerca de 60º de inclinação, assim como rodar 360º sobre o seu eixo.

«O envolvimento da LASO neste projecto é contribuir para o aumento do fornecimento de energia para a Ilha da Madeira», salientou a LASO em comunicado, ao descrever a importância do projecto levado a cabo na Madeira.

Fotos: Transinsular Madeira Facebook

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com