carga aérea

Carga aérea refreia perdas mas IATA alerta: registo continua a ser «decepcionante»

Aéreo Comentários fechados em Carga aérea refreia perdas mas IATA alerta: registo continua a ser «decepcionante» 247
Tempo de Leitura: 1 minutos

A procura no segmento da carga aérea no mercado europeu encerrou os onze primeiros meses do ano com números negativos.

De acordo com dados recentes publicados pela IATA, as toneladas de carga por quilómetro transportado (sigla FTK) diminuíram -1,7% entre Janeiro e Novembro, enquanto as toneladas de carga por quilómetro disponível (sigla AFTK) aumentaram em +3,8% em termos homólogos. Analisando especificamente os dados mensais relativos a Novembro, o volume de actividades cresceu +2,6%; por seu turno, a capacidade cresceu +4%.

Desta forma, o continente europeu concentra actualmente 23,3% do tráfego global de carga aérea, que também demonstrou uma evolução negativa durante o período Janeiro-Novembro, com uma diminuição homóloga de toneladas de carga transportada por quilómetro de -3,4%. Por outro lado, as toneladas de carga disponíveis por quilómetro subiram +2,1%.

Quanto aos dados mensais, a procura por carga aérea caiu -1,1% em termos globais – apesar de descida homóloga, trata-se do melhor resultado dos últimos oito meses, assim confirmando mais uma vez a crescente importância do comércio electrónico e de campanhas mundiais como a Black Friday. «No entanto, trata-se de um número decepcionante se considerarmos que o quarto trimestre do ano é geralmente a estação mais forte para carga aérea», comentou, a propósitos dos novos dados, o CEO da IATA, Alexandre de Juniac.

Enquanto o comércio electrónico internacional continua em rota de crescimento, a IATA lembra que a procura por carga aérea continua a enfrentar um ambiente volátil, muito por culpa da guerra comercial vivida entre os EUA e a China e também da desaceleração do crescimento económico global.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com