cargueiro Ocean Bird

Cargueiro de viaturas ‘Ocean Bird’ promete cortar emissões de CO2 em 90% já em 2025

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Içar as velas e transportar carga de forma eficiente: quão melhor poderia ser este mote em tempos de juras de sustentabilidade ambiental por parte do mundo comercial e da Logística? Um consórcio liderado pela empresa sueca Wallenius Marine propõe justamente isso, tendo já planos para a construção de um navio cargueiro amigo do ambiente, alimentado pelo vento, capaz de transportar cerca de sete mil veículos.

Cargueiro inovador alimentar-se-á do vento

O cargueiro ‘Ocean Bird’ possuirá 200 metros de comprimento por 105 de altura e será equipado, segundo demonstram os primeiros designs, com cinco velas verticais (desenhadas à semelhança das asas de um avião) de 80 metros de altura. A ambição do consórcio é a de colocar o ‘Ocean Bird’ nos mares no ano de 2025. Com as suas potencialidades ecológicas, o navio poderá cortar em cerca de 90% as emissões das travessias transatlânticas. O consórcio afirma que a travessia do Atlântico Norte levará 12 dias, a uma velocidade de dez nós, contra os actuais oito feitos por navios convencionais.

«O transporte marítimo tem uma função central no comércio global e representa cerca de 90% de todas as mercadorias transportadas, mas também contribui para as emissões», declarou Per Tunnel, COO da empresa Wallenius Marine. «É fundamental que o transporte marítimo se torne sustentável. Os nossos estudos mostram que o vento é a fonte de energia mais interessante para os transportes marítimos e com as velas de 80 metros de altura instaladas no ‘Ocean Bird’, estamos a desenvolver os navios do futuro», acrescentou, antecipando o lançamento do modelo no «final do ano de 2024».

O motor a diesel que equipará o navio ‘Ocean Bird’ servirá apenas para operar nos portos e para apoiar a navegação se o vento estiver demasiado fraco. Uma das desvantagens é que a construção deste cargueiro será um pouco mais dispendiosa do que um cargueiro com as mesmas dimensões.

Fotos: Wallenius Marine

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