Carlos Correia APSS

Carlos Correia (APSS) analisou a estratégia e os investimentos estruturantes do Porto de Setúbal

Marítimo Comentários fechados em Carlos Correia (APSS) analisou a estratégia e os investimentos estruturantes do Porto de Setúbal 271
Tempo de Leitura: 3 minutos

O Porto de Setúbal foi palco do evento da ‘Dois Dias, Dois Portos’ numa organização conjunta da APSS e da APLOG. A iniciativa decorreu no passado dia 23 de Setembro, no auditório da APSS, e permitiu que os participantes assistissem a uma sessão de formação e informação sobre o porto e visitassem os terminais portuários. Carlos Correia, administrador da APSS, analisou a evolução estratégica da infra-estrutura portuária sadina.

Carlos Correia enfatizou resiliência do Porto de Setúbal

A apresentação da estratégia do Porto de Setúbal, dos seus investimentos e projectos (futuros como em andamento), esteve, assim, a cargo de administrador da APSS, Carlos Correia, durante a qual deu nota da dinâmica e resiliência do porto, que se estende à Comunidade Portuária e à colaboração com a Câmara Municipal de Setúbal, com resultados muito positivos. Carlos Correia deu ênfase à importância de projectos já concluídos, como a melhoria das acessibilidades e a Janela Única Logística, divulgou projectos já em desenvolvimento, como a electrificação da ferrovia até ao interior dos terminais, e apresentou os projectos futuros como a expansão do Terminal Ro-Ro e a ampliação do Terminal Sapec.

Sofia Amaro Martins: o porto como fixador de negócios e massa crítica

Sofia Amaro Martins, que integra a Associação de Municípios da Região de Setúbal, também marcou presença no evento, tendo participado para enaltecer a oportunidade de os municípios participarem em eventos ligados à actividade portuária, assumindo-se como parceiros dos portos e cientes da importância dos mesmos para a criação de riqueza nos nove concelhos da região, como aliciadores de investimento e ajudando a fixar a população entre as margens dos rios Sado e Tejo. Afirmou que apesar da forte presença de grandes empresas exportadoras, há ainda um enorme potencial por explorar, «hoje as realidades de base regional tendem a afirmar-se como espaços socioeconómicos nos quais podem definir-se estratégias com suficiente autonomia e especificidade que se revelam como casos de enorme contributo para o todo nacional».

Clima de diálogo deve imperar, frisou Pedro Dominguinhos

O presidente do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), Pedro Dominguinhos, foi outra das figuras de destaque no evento, tendo dado como ponto chave, a convicção do IPS de que qualquer estratégia que seja adoptada para uma região, jamais será feita sem ser em ecossistema, ou seja, abrangerá sempre um conjunto de parceiros, num clima de diálogo e trabalho em conjunto, e uma das missões do instituto é trabalhar com a região. Pedro Dominguinhos reforçou ainda que o facto do IPS estar na região de Setúbal, em termos de formação, significa estar perto das necessidades e dar respostas eficazes e customizadas, adaptadas como solução de qualificação certificada aos desafios nas diferentes áreas, num contexto de ecossistema.

O evento ‘Dois Dias, Dois Portos’ terminou o seu primeiro dia com a visita aos terminais portuários onde o grupo pôde in Loco observar algumas das ideias transmitidas durante a sessão teórica. Recorde-se que, tal como a Revista Cargo havia já aqui noticiado, o evento da APLOG também passou pelo Porto de Sines, tendo, nesse contexto, servido para dar a conhecer as potencialidades do Porto de Sines e da sua Zona Industrial e Logística (ZILS), bem como os investimentos que se encontram em curso. No âmbito do evento, os participantes tiveram a oportunidade de visitar o Terminal de Granéis Líquidos, porta energética nacional na recepção de crude e exportação de produtos refinados, bem como o Terminal Multipurpose, dotado com condições adjacentes de excelência, conectado à rede ferroviária e rodoviária nacional, ibérica e europeia.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com