Carlos Pereira PS Madeira

Carlos Pereira (PS): MAR deve ser visto como instrumento de diversificação da economia da Madeira

Marítimo Comentários fechados em Carlos Pereira (PS): MAR deve ser visto como instrumento de diversificação da economia da Madeira 261
Tempo de Leitura: 2 minutos

Carlos Pereira, deputado eleito pela Madeira para a Assembleia da República, vincou que, na sua visão, o Registo Internacional de Navios (MAR) deve ser encarado como uma importante ferramenta de fomento da diversificação da economia da região autónoma.

O deputado socialista defendeu que o MAR, que tem sido o grande dinamizador do registo de navios sob bandeira portuguesa, deve ser visto como um instrumento com importante potencial na diversificação da economia da região autónoma da Madeira e na criação de riqueza e de emprego. Estas declarações foram feitas no âmbito da discussão de um diploma que visa proceder a alterações ao registo internacional.

«Esta discussão é também sobre a capacidade e a vontade do país, do Estado, mas também da Assembleia da República em criar condições para promover o desenvolvimento de regiões que estão afastadas dos centros de decisão, que estão a meio do Atlântico, que estão confrontadas com obstáculos estruturais e que precisam de mecanismos desta natureza para criar riqueza e emprego», salientou Carlos Pereira.

O deputado do PS realçou que uma das mudanças que está a ser feita no contexto do MAR prende-se com o regime de hipotecas dos navios, de modo a torná-lo mais competitivo, relativamente Reino Unido, da Holanda, da Grécia e mesmo do Chipre – algo que a associação de armadores EISAP já reivindica há bastante tempo – o caminho para tal desígnio pode encurtar-se agora.

Carlos Pereira explicou, na sua intervenção, que a aposta nas potencialidades do registo internacional MAR deve levada a cabo no sentido de diversificar a economia da região, que possui um «mercado minúsculo, que não tem economias de escala, que é pouco resiliente a variáveis exógenas – como estamos a ver hoje com a crise pandémica que vivemos – e tem enormes dificuldades em gerar riqueza».

Fonte: Jornal Económico

Foto: PS Madeira

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com