carlos tavares psa

Carlos Tavares: Números de 2020 reflectem «solidez financeira» da recém-criada Stellantis

Empresas, VeículosComentários fechados em Carlos Tavares: Números de 2020 reflectem «solidez financeira» da recém-criada Stellantis308
Tempo de Leitura: 2 minutos

A FCA e o Groupe PSA revelaram os números referentes ao ano de 2020, ano que fica marcado pela fusão entre as duas forças do sector automóvel e que resulta na criação da Stellantis (concluída oficialmente a 16 de Janeiro de 2021), liderada pelo português Carlos Tavares. Os resultados, declarou o responsável, traduzem a «solidez financeira» da Stellantis, espelhando «duas empresas fortes e saudáveis».

Stellantis logoApós a criação da Stellantis, por meio da realização da fusão transfronteiriça entre a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e a Peugeot (PSA), foram agora apresentados os resultados financeiros provenientes do legado do portefólio da FCA e PSA para o ano encerrado em 31 de Dezembro de 2020. Assim, a FCA anunciou «fortes resultados no ano de 2020, apesar dos impactos do COVID-19», atesta o seu comunicado, ao qual acedemos.

A FCA apresentou um EBIT ajustado de 3.742 milhões de euros com 4.3% de margem; um lucro líquido a break even com lucro líquido ajustado de 1.863 milhões de euros e um industrial free cash flow positivo de 624 milhões de euros. Com «resultados recorde» no quatro trimestre de 2020, a FCA destacou-se na região da América do Norte, «com EBIT Ajustado de 2.342 milhões de euros e 2.220 milhões de euros e margens de 8.2% e 11.6%, respectivamente, e com todas as regiões e Maserati lucrativas», pode ler-se no documento apresentado.

Quanto ao Groupe PSA, ultrapassou um 2020 «altamente lucrativo apesar do COVID-19», apresentando uma «margem operacional corrente da divisão Automóvel de 7,1%» (de 3.377 milhões de euros). Os dados indicam ainda 9.4% de margem operacional corrente da divisão Automóvel no segundo semestre «a um nível recorde», um resultado líquido imputável ao Grupo de 2.173 milhões de euros, 2.660 milhões de euros de free cash flow*da divisão Automóvel e ainda 13.231 milhões de euros de posição financeira líquida da divisão Automóvel.

«Estes números demonstram a solidez financeira da Stellantis, reunindo duas empresas fortes e saudáveis. A Stellantis teve um início muito promissor e está totalmente focada em alcançar todas as sinergias prometidas», declarou Carlos Tavares, na sequência da apresentação.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
ptPortuguês
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com