Carlos Vasconcelos Medway

Carlos Vasconcelos: «Nas mercadorias, o importante é electrificar vias e dar prioridade a alguns troços»

Logística, Terrestre Comentários fechados em Carlos Vasconcelos: «Nas mercadorias, o importante é electrificar vias e dar prioridade a alguns troços» 345
Tempo de Leitura: 1 minutos

Em recente entrevista dada ao ‘Dinheiro Vivo‘, Carlos Vasconcelos, administrador da empresa ferroviária Medway, analisou, instado a abordar o futuro plano ferroviário nacional, as prioridades para a ferrovia nacional. Para o experiente gestor, é «importante electrificar vias» e «dar prioridade a alguns troços», apostando-se nas potencialidades das ligações de Sines à linha Elvas/Badajoz, na Linha da Beira Alta e na Linha do Norte.

Linha do Norte é «prioritária para o país», diz Carlos Vasconcelos

«Nas mercadorias, o importante é electrificar vias e dar prioridade a alguns troços. O país não tem capacidade para investir tudo de imediato», disse Carlos Vasconcelos, instado a abordar o plano ferroviário nacional, que será desvendado em Setembro próximo, e a construção de variantes à Linha do Norte, aconselhada pelo Conselho Superior das Obras Públicas. Para o administrador da Medway, a Linha do Norte «é prioritária para o país» e torna-se «fundamental que os urbanos saiam desta linha». Carlos Vasconcelos alude até ao plano de António Costa e Silva (ver aqui).

É fundamental a «aposta na Linha da Beira Alta»

«O plano do professor Costa Silva chama a atenção para a necessidade de se construir uma segunda linha para comboios rápidos. Desta forma, podemos ter mais mercadorias a maior velocidade, reduzindo tempo e custo. Podemos ter comboio multi-cliente e multi-produto entre o Norte e Lisboa a preços bastante competitivos face à rodovia», comentou, lembrando que «há carga da estrada que pode ir para o caminho-de-ferro», frisando ainda serem «fundamentais» as ligações de Sines à linha Elvas/Badajoz e a «aposta na Linha da Beira Alta, com comboios de 750 metros a velocidade constante». Em todo este contexto, Carlos Vasconcelos salientou ainda o potencial ecológico da solução ferroviária.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com