Cascais Ambiente MAN eTGE

Cascais Ambiente reforça a sua frota com a primeira MAN eTGE em Portugal

Empresas, VeículosComentários fechados em Cascais Ambiente reforça a sua frota com a primeira MAN eTGE em Portugal383
Tempo de Leitura: 3 minutos

No contexto de aposta na vertente de sustentabilidade, a empresa Cascais Ambiente, detida na sua totalidade pelo Município de Cascais, colocou as suas fichas nas potencialidades da marca MAN, reforçando a sua frota sustentável com a aquisição da primeira MAN eTGE eléctrica em Portugal.

Cascais Ambiente MAN eTGEA aposta neste modelo da MAN simboliza a prioridade dada à descarbonização do transporte – além da redução de veículos em circulação, e por consequência do consumo de combustível, a ideia é também funcionar como um exemplo para outras entidades iniciarem o processo de mudança para comportamentos mais ambientalmente responsáveis. A frota da Cascais Ambiente encontra-se em fase de transição energética, em linha com a política ambiental da Câmara Municipal de Cascais que está a desenvolver o ‘Roteiro de Cascais para a Neutralidade Carbónica 2050’.

A substituição de veículos de combustão por veículos eléctricos é uma das apostas da empresa, que iniciou este processo em 2015 e actualmente a frota de veículos eléctricos é composta por 29 veículos, que representam já 13% do total da frota, que conta com 2 varredoras eléctricas, 1 lava-ruas, 13 viaturas eléctricas de ligeiros de passageiros e 13 viaturas eléctricas de ligeiros de mercadoria. A Cascais Ambiente conta ainda com 7 viaturas híbridas de ligeiros de passageiros, das quais 2 são Plug-in. Para além dos serviços de limpeza urbana e recolha de resíduos com que iniciou a sua actividade, a Cascais Ambiente é também responsável pela gestão de espaços públicos verdes urbanos, de jogo e recreio do concelho. Após absorver as agências municipais Cascais Atlântico e Cascais Natura, alargou as suas competências à gestão dos recursos naturais e da orla costeira.

Concentrando os seus esforços estratégicos na eficiência dos recursos, a empresa iniciou no final de 2019 a implementação de uma solução inteligente de gestão da frota de veículos ligeiros. O sistema é autónomo e é gerido remotamente. As chaves dos veículos utilizados para serviços externos estão todas referenciadas com RFID, e em breve, o sistema deverá disponibilizar alertas e sugestões de CarSharing entre os utilizadores, de modo a optimizar a utilização dos veículos. A aposta no modelo eTGE intensifica a focalização da vertente ecológica da empresa.

A versão totalmente eléctrica da van MAN está disponível para compra desde 2018. A MAN eTGE é carregada através de um wallbox AC de 7,2 kilowatt, em cerca de cinco horas e meia. O carregamento rápido de zero a 80 por cento é possível dentro de 45 minutos, se uma estação de carregamento DC estiver disponível com um sistema de carregamento combinado (CSS) e 40 quilowatts de potência de carregamento. Com o devido cuidado, a bateria recarregável de 36 kWh perde apenas 15% da sua capacidade após cerca de 2000 ciclos de carregamento.

Na MAN eTGE é utilizado um motor síncrono activado para o sistema de accionamento. O motor trifásico é montado directamente à frente no eixo motor em combinação com a caixa de velocidades de uma velocidade. Isto proporciona um máximo de 100 kilowatts de potência, fornecendo cerca de 50 quilowatts em operação contínua. A disponibilidade imediata de 290 Nm de binário do veículo garante um manuseamento ágil e eficiente.

Em termos de segurança, a MAN eTGE está equipada com um sistema de assistência de estacionamento que inclui protecção lateral, faróis LED, uma câmara multi-funções, câmara de visão traseira, sistema de controlo de cruzeiro e limitação de velocidade máxima, e um sistema de monitorização envolvente com função de travagem de emergência na cidade. A Assistência à Travagem de Emergência (EBA) também está, naturalmente, a bordo.

Saiba mais sobre a MAN eTGE:

MAN eTGE e MAN eTGM vencem o ‘Prémio Europeu de Sustentabilidade no Transporte 2020’

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
ptPortuguês
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com