CCIP: «Aposta na desmaterialização dos processos é um investimento acertado»

Empresas Comentários fechados em CCIP: «Aposta na desmaterialização dos processos é um investimento acertado» 270
Tempo de Leitura: 3 minutos

A vaga da nova digitalização cresce de forma avassaladora, e, para as empresas que apostam nas suas virtudes e potencialidades, estar na crista dessa onda é essencial para um futuro sustentável, eficiente e desmaterializado. A Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP) já apostou nessa transformação, apostando na certificação de origem em formato digital.

«A tecnologia consegue trazer para as empresas enormes benefícios e a aposta na desmaterialização dos processos é sempre um investimento acertado», começa por explicar a CCIP à Revista Cargo. «Conseguir optimizar processos traz em si enormes poupanças, de tempo e financeiras», acrescenta a entidade, ao abordar a temática da aposta na digitalização.

CCIP já deu «primeiro passo» na digitalização dos seus Certificados de Origem

Sustentando a sua perspectiva de futuro na mais-valia da desmaterialização de procedimentos como caminho para a obtenção de uma eficiência sem precedentes, a CCIP não hesitou em dar «o primeiro passo» rumo à «transformação digital na certificação de origem», uma das – muitas – aéreas de actuação da entidade histórica.

«Considerando a importância destes pontos para as empresas, e a pensar nas empresas exportadoras, a Câmara de Comércio ultrapassou diversas barreiras e resistências, e investiu na desmaterialização dos processos de certificação de origem».

Eficiência e desmaterialização com inúmeros benefícios para as empresas

Quais serão então, na prática, as alterações subjacentes a esta alteração de paradigma? A CCIP explica sucintamente: «Basicamente, em poucas horas depois de um expedidor fazer o seu pedido de Certificado de Origem da Câmara de Comércio, vai receber o documento válido no seu email, de forma totalmente electrónica».

«Num máximo de 12 horas depois, em qualquer lugar do mundo, qualquer um dos seus clientes, fornecedores, alfândegas, ou outro parceiro de negócios, pode validar de forma autónoma e electronicamente, a integridade e credibilidade desse Certificado de Origem», completa.

Com um Certificado de Origem Electrónica (eCO) obtido na Câmara de Comércio, as empresas passam a beneficiar de uma miríade de vantagens:

Eficiência – A possibilidade de receber o seu eCO no seu email logo após a emissão e poucas horas após o pedido.

Redução de custos – Com a apresentação do eCO, poupa tempo e dinheiro.

  • Poupanças financeiras directas em serviços de correios, serviços profissionais de estafetas, entre muitas outras.
  • Poupanças indirectas, ao rentabilizar tempo, ao agilizar processos internos e alocar recursos a outras tarefas mais produtivas. Os despachantes e transitários ao usarem este serviço, também estão a poupar tempo e dinheiro aos seus clientes finais.

Integração – eCO, significa que são documentos digitais que podem ser integrados de forma simples nos vários processos e plataformas de fornecedores e parceiros agilizando e aproximando de forma simples toda a cadeia do comércio internacional.

Transparência – Todos os processos de negócio digitais são mais transparentes. Os eCO da Câmara de Comércio ao serem emitidos electronicamente, garantem uma transparência em todo o processo, permitindo acompanhar e validar em tempo real a rastreabilidade do documento.

Segurança – Os eCO são emitidos de acordo com um conjunto de processos de qualidade e regras internacionais da International Chamber of Commerce, que permitem reforçar a integridade e a credibilidade do seu titular. O reconhecimento mundial da qualidade desta acreditação internacional, bem como as assinaturas digitais de entidades certificadoras nacionais, contribui para a construção de uma relação de confiança com as entidades que utilizam o eCO.

Vantagens competitivas – Optimizar processos de forma mais simples, executá-los em menos tempo, reduzir custos, integrar toda a cadeia de comércio internacional, aumentar a produtividade, prestar um melhor serviço aos clientes e parceiros são apenas algumas das vantagens competitivas que a utilização dos eCO consegue oferecer de forma imediata a todos as entidades que o utilizem.

Back to Top

© 2018 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com